Trajetórias Formativas e Profissionais de Egressos de um Curso de Pós-Graduação em Inclusão Escolar de Crianças com Transtorno do Espectro Autista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.7510

Resumen

O Transtorno do Espectro Autista é um tipo de transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta como sintomas déficits persistentes na comunicação social e na interação oral em múltiplos contextos, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. A pesquisa objetivou mapear e analisar a trajetória formativa e profissional dos egressos do Curso de Pós-Graduação em Inclusão Escolar nos Transtornos do Neurodesenvolvimento: autismo e suas comorbidades, ofertado no ano de 2021 pelo Instituto NeuroSaber de Ensino em parceria com a Universidade Federal Tecnológica do Paraná – Campus Londrina. Em 2022, realizou- se pesquisa de campo com 58 egressos, que responderam a um questionário digital com variáveis categóricas, reunindo 10 perguntas, e uma escala Likert adaptada, constituída por 12 frases afirmativas, cujos dados foram analisados descritivamente. Os resultados indicaram que o curso apresenta boa qualidade e implicações importantes considerando aspectos como uso de prática baseada em evidências, segurança dos profissionais e aprimoramento de processos de avaliação e intervenção. Os dados proporcionaram uma reflexão acerca do conteúdo abordado em cursos de formação inicial e continuada, e da valorização e remuneração de profissionais que buscam qualificação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Mota Dias Brites, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda e Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Educação Especial pela UNIFIL, em Psicomotricidade pelo ISPE-GAE e em Psicopedagogia pela UNIFIL. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. CEO e Docente do Instituto NeuroSaber de Ensino.

Roselaine Pontes de Almeida, Universidade Federal de São Paulo

Mestra em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduada em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Coordenadora Acadêmica e Docente no Instituto NeuroSaber de Ensino.

Bruna de Oliveira Julião, UNIFESP

Doutoranda e mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência

Publicado

2024-08-20