Experiências de aprendizagem, contextos de ensino e processos de interação: pistas para a educação pós-pandêmica
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.2.6917Resumen
Este estudo buscou investigar as percepções de estudantes de pós-graduação acerca das práticas de ensino e aprendizagem em um componente curricular ministrado de forma remota, com encontros síncronos. Para tanto, foram analisadas respostas coletadas através de um questionário elaborado no Google Forms, disponibilizado ao final da realização das aulas aos vinte estudantes matriculados. Numa aproximação com a metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD), verificamos a emergência de três categorias de análise: experiências de aprendizagem; contextos de ensino; e processos de interação. A fim de tecermos as análises e ainda considerando os pressupostos metodológicos da ATD, ancoramos as reflexões em três bases conceituais, sendo elas: metacognição, metodologias ativas e linguagem e interação. Com base nessa interface, a análise desses dados apontou que a) mesmo em contexto digital, os estudantes experimentaram contextos de aprendizagem automonitorada; b) propostas metodológicas de ensino em contexto virtualizado são mais efetivas se partirem do pressuposto da aprendizagem ativa; e c) a interação síncrona é fundamental para fortalecer os processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que discussões e atividades em grupo oferecem outras perspectivas e experiências. Essas percepções podem contribuir para enriquecer os debates sobre a virtualização das aulas em contexto pós-pandêmico.