Proposta metodológica de aplicação prática de conteúdos jurídicos no Curso Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio d o IFRR/CBVZO
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.187-202Palabras clave:
Educação Profissional e Tecnológica, Cidadania, Conteúdo Jurídico, Cartilha Digital.Resumen
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), dentro do seu mister de proporcionar uma formação omnilateral, abarca, na matriz curricular de seus cursos, disciplinas diversas, Completude a completude da construção do conhecimento do estudante. Assim, considerando que a EPT remonta à inserção na sociedade de pessoas conscientes do seu papel de cidadão objetivou-se desenvolver e aplicar uma Cartilha Digital que proporcione a compreensão da importância da aplicação prática dos princípios jurídicos ofertados pelo Curso Técnico em Comércio Integrado ao Campus do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de RoraimaBoa Vista Zona Oeste. Para alcançar o objetivo, foi desenvolvido, aplicado e avaliado um produto educacional, sob a forma de cartilha digital, sobre direitos trabalhistas básicos aos estudantes do referido curso, objetivando proporcionar a eles a compreensão acerca da importância da aplicação prática dos conhecimentos jurídicos ministrados. Com a aplicação do produto, chegou-se à conclusão de que, em que pese a boa receptividade à cartilha e o interesse dos estudantes em conhecerem seus direitos e deveres, não há por parte deles uma bagagem de conhecimento que possibilite identificar, em situações cotidianas, o conteúdo jurídico ensinado, o que denota a necessidade de se avançar no processo de evolução do conhecimento acerca dos direitos e deveres básicos como elemento essencial na construção e formação do cidadão.Descargas
Citas
AGNELLO, P. R. de M. R.; MELO FILHO, E. do N. Educação jurídica e o desenvolvimento da cidadania no ambiente escolar. Educação e cultura contemporânea, v. 14, p. 243-258, 2017. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/1076/1465. Acesso em: 10 out. 2019.
ALARCON, D. F.; LEONEL, A. A.; ANGOTTI, J. A. O estágio Curricular Supervisionado em tempos de Pandemia: Experiência em um Curso de Ciências biológicas. Em Rede - Revista De Educação a Distância, vol. 8, nº 1, 2021.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. de. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. In B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARRETO, A. C. F. ROCHA, D. S. COVID 19 e Educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020.
BORGES, H. T. A inserção de conhecimentos de direito no ensino médio como forma de concretizar os objetivos da educação e cidadania. Conteúdo Jurídico, Brasília-DF: 09 ago. 2016. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/47271/a-insercao-de-conhecimentos-de-direito-no-ensino-medio-como-forma-de-concretizar-os-objetivos-da-educacao-e-cidadania. Acesso em: 02 jul. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília-DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 16 out. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília-DF: Senado Federal, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 nov. 2019.
BRASIL. Lei nº 11/892 de 29 de dezembro de 1998. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília-DF: Senado Federal, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 02 ago. 2021.
BURGARELLI, S. Tecnologia e Educação: O uso de novos suportes midiáticos no ensino jurídico. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
CAFÉ, L. de J.; SELUCHINESK, R. D. R. Motivação dos alunos de 3º ano do ensino médio para prosseguirem seus estudos frente í s dificuldades da pandemia covid-19. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.16 – 2020, p. 198-212
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
COSTA, A. É. R. e NASCIMENTO, A. W. R. do. Os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia no Brasil. Anais VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69217. Acesso em: 29 jun. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários í prática educativa. 25 ed., São Paulo. Editora Paz e Terra. 1986.
FREITAS, V. C. B.; ADAMATTI, D. Educa Direito: Um Jogo Sério para o Ensino de Direito do Trabalho. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 24, Número 3, 2016
GALERANI, T. da S. Relato de experiência: atividade pedagógica com uso de smartphones no ensino de direito do trabalho. Monografia (Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de São João Del-Rei. São João Del-Rei, 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
IFRR. Projeto Pedagógico Curso Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio. 2017. Disponível em: https://boavistazonaoeste.ifrr.edu.br/ensino/cursos/tecnicos/tecnico-em-comercio/integrado/plano-de-curso. Acesso em: 29 jun. 2021.
OLIVEIRA, G. S. de. O despertar de um cidadão: Uma proposta de ensino de Direito Constitucional nas escolas. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre, Porto Alegre, 2019.
PACHECO, E. Desvendando os Institutos Federais: Identidade e Objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, nº 1, 2020.
RODRIGUES, R. C.; SANTOS, D. P; OLIVEIRA J. S. de. Cinema e o ensino do Direito: elementos para uma reflexão acerca das possibilidades de crítica a partir do uso do cinema como recurso pedagógico no ensino jurídico. Quaestio, Sorocaba, SP, v. 18, n. 2 - edição especial, p. 517-538, set. 2016.
RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. dos S. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. EDUCAÇíO, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 41–57, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em: 15 nov. 2021.
SILVA, C. F. da. Construção de um seriousgame para abordagem de noções de direito do trabalho no contexto da educação profissional tecnológica. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Alagoas, Campus Avançado Benedito Bentes, Maceió, 2020.