Percepções docentes sobre as práticas profissionais suportadas pela Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.72-95Resumen
Este artigo tem como propósito compreender as percepções docentes sobre as práticas profissionais suportadas pela Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP na Educação Profissional e Tecnológica. O contexto em que esta investigação ocorre é no Instituto Federal de Pernambuco – Campus Abreu e Lima, no curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho. O método que conduziu este estudo foi baseado em uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Para tanto, foi delineado um planejamento metodológico que consistiu em 02 (dois) momentos. O primeiro momento foi desenvolvido por meio de entrevista com o propósito de conhecer as percepções dos professores sobre a prática profissional e em relação a ABP, visando validar a compatibilidade da proposta pedagógica baseada na ABP destinada a condução das práticas profissionais do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho. O segundo momento foi composto por uma atividade exploratória com cada participante, que objetivou o ordenamento dos passos da ABP aleatoriamente dispostos para cada docente entrevistado. Os resultados, de modo geral, sinalizaram para uma boa aceitação da ABP como possível proposta de sistematização da prática profissional no curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho. Percebendo-se, inclusive, um alinhamento metodológico dos passos da ABP sumarizados na literatura em relação ao que foi validado pelos professores. Demonstrando, desse modo, um elevado nível de compatibilidade entre a Aprendizagem Baseada em Problemas e o planejamento curricular do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, principalmente no que envolve o desenvolvimento das práticas profissionais.
palavras-chave: Prática Profissional, Proposta Pedagógica, Aprendizagem Baseada em Problemas, Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Educação Profissional e Tecnológica.
Descargas
Citas
ANDRADE LIMA, K. L. R. Design de uma prática profissional sistematizada no curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – Instituto Federal de Pernambuco.
ANDRADE LIMA, K. L. R. ; MELO FILHO, I. J. . [CARTILHA] Realizando Práticas Profissionais Apoiadas pela Aprendizagem Baseada em Problemas no Contexto do Curso Técnico em Segurança do Trabalho: Encarte Destinado aos Docentes e Equipe Pedagógica dos Institutos Federais – Produto Educacional – Disponível na Plataforma EDUCAPES. 2021a.
ANDRADE LIMA, K. L. R. ; MELO FILHO, I. J. . [ENCARTE] Realizando Práticas Profissionais Apoiadas pela Aprendizagem Baseada em Problemas no Contexto do Curso Técnico em Segurança do Trabalho: Encarte Destinado aos Docentes e Equipe Pedagógica dos Institutos Federais – Produto Educacional – Disponível na Plataforma EDUCAPES. 2021b.
BARBOSA, E.F.; MOURA, D.G. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.
BARROWS, H. S. A taxonomy of problem-based learning methods. Medical Education, v. 20, n. 6, p. 481–486, 1986.
BENETI, M. Evasão escolar em curso técnico: problemas e perspectivas de enfrentamento. 2018. Dissertação. (Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais) - Programa de Pós-Graduação, UNICID, São Paulo, 2018.
BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos. Interface "” Comunicação, Saúde, Educação, v.2, n.2, p. 139-154, 1998.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Brasília, DF: 2008a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm>. Acesso em: 26 mai. 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 06, 20 de setembro de 2012. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, DF: 2012a. Disponível em: < https://bityli.com/COwBH>. Acesso em: 26 mai. 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 11, de 09 de maio de 2012. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília, DF: 2012b. Disponível em:< https://bityli.com/tbuWv> Acesso em: 11 jun. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento Orientador para Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, DF: 2014. Disponível em: <http://r1.ufrrj.br/ctur/wp-content/uploads/2017/03/Documento-Orientador-SETEC.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 4ª edição. Brasília, DF: 2020. Disponível em: <http://cnct.mec.gov.br/>. Acesso em: 05 mar. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 01, 05 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, DF: 2012a. Disponível em: < https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578>. Acesso em: 24 set. 2021.
CRUZ, A.P. da. Evasão nos cursos técnicos profissionalizantes: uma análise das principais causas e identificação de perfil dos alunos evadidos do Senac Sete Lagoas. 2013. Dissertação. (Mestrado Profissional em Administração) - Programa de Pós-Graduação, FPL, Pedro Leopoldo, 2013.
DORE, R.; LÜSCHER, A. Z.. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, Belo Horizonte, 2011, vol.41, n.144, pp.770-789.
FEITOZA, A. Santos. Fatores de evasão na educação profissional tecnológica: um estudo baseado no olhar do evadido. 2017. Dissertação. (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) - Programa de Pós-Graduação, CPS, São Paulo, 2017.
FURTADO, L. T. Ingressantes e não concluintes na educação profissional: fatores e consequências. 2018. Dissertação. (Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação) - Programa de Pós-Graduação, UNIARA, Araraquara, 2018.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
IFPE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Projeto Político Pedagógico Institucional. 2012. Disponível em: <https://portal.ifpe.edu.br/o-ifpe/ensino/documentos-norteadores/projeto-politico-pedagogico-institucional-pppi-_2009-2013.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2020.
IFPE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Plano de Desenvolvimento Institucional. 2014-2018. Disponível em: <https://portal.ifpe.edu.br/acesso-a-informacao/institucional/pdi-1/pdi-completo-2014-2018.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2019.
IFPE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Organização Acadêmica. 2014. Disponível em:<https://portal.ifpe.edu.br/o-ifpe/ensino/documentos-norteadores/documentos-norteadores>. Acesso em: 12 fev. 2020.
IFPE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, campus Abreu e Lima. Projeto Pedagógico de Curso. 2014. Disponível em: <https://portal.ifpe.edu.br/campus/abreuelima/cursos/tecnicos/subsequente/seguranca-do-trabalho/projeto-pedagogico/ppc_seguranca-do-trabalho_abreu-e-lima-1-1.pdf/view>Acesso em: 11 jun. 2019.
LOPES, R. M. et al. Características da aprendizagem baseada em problemas. In: LOPES, R. M.; SILVA FILHO, Moacelio Veranio; ALVES, Neila Guimarães. (orgs). Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores. Rio de Janeiro: Publiki, 2019. p. 47-74.
MARCONI, M.de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.
MORAZ, C. P. A Formação Profissional: trajetórias e expectativas dos estudantes nos cursos técnicos subsequentes. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Programa de Pós-graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
OLIVEIRA, V. V. F. M. Ensino médio: histórias, mobilizações, perspectivas. Org: SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; SOUZA, Francisco das Chagas Silva; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira. Natal: IFRN Editora, 2013, p. 235-254.
RIBEIRO, L. R. de C.. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. Edição do Kindle. São Carlos: EdUFSCar, 2008. ISBN 978-85-7600-297-0.
SACRISTíN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, et al. Dualidade estrutural no ensino técnico profissionalizante em Brasília (IFB): uma análise do discurso oficial de inclusão e as dificuldades de permanência dos alunos. Revista EIXO, Brasília, DF, v. 2, n. 1, p. 2-16, jan./jun. 2013.
WOOD, D. F. Problem Based Learning. BMJ, v.326, p. 328-330, 2003.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.