Os objetivos da Educação Física nos cursos técnicos integrados ao ensino médio: confronto entre planos de ensino e as perspectivas docentes
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.8-22Palabras clave:
Educação Física, Ensino médio integrado, Ensino.Resumen
A presente pesquisa teve como foco analisar o confronto entre os objetivos da Educação Física junto ao IFSP presentes nos planos de ensino do componente curricular e nas perspectivas dos professores. A abordagem investigativa, de natureza qualitativa, assentou-se na pesquisa descritivo-interpretativa. As coletas foram realizadas por meio de análise documental dos planos de ensino de 33 campi do IFSP e entrevista semiestruturada com 15 professores de Educação Física. Os resultados apontaram certo alinhamento em defesa de uma formação crítica dos estudantes, tanto nos planos de ensino quanto na fala da maioria dos docentes, expressando uma convergência entre as produções acadêmicas da área e revelando a forte influência das políticas públicas educacionais relacionadas às proposições curriculares. Ainda assim, em outros planos de ensino, ficou explicitada a existência de uma orientação higienista e esportivista, materializando a existência de campos de disputa ainda presentes na área. Foi identificada a presença marcante da temática saúde, tanto nos objetivos dos planos de ensino quanto nas falas dos professores, matizada ora por um viés da saúde coletiva que estabelece diálogo entre as práticas corporais e o contexto social, bem como, por uma referência da saúde como responsabilidade de cada pessoa. Tais sínteses são reveladoras de um cenário recheado de contradições e desafios ainda sólidos no ensino da Educação Física junto ao ensino médio integrado e que carecem de mais investigações para uma melhor compreensão.
Descargas
Citas
ALMEIDA, R. M. Caminhos trilhados pela educação física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá – MT, 2011.
ALMEIDA, R. M. et al. A educação física em três campi do IFMT: do saber instituído í prática pedagógica. Revista da Faculdade de Educação – UNEMAT, vol.20, n. 2, 2013, p. 35-54.
BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, vol. 1, n. 1, 2002, p. 73-81.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física (3º e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998.
______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. V. 1. Linguagens Códigos e suas Tecnologias. Brasília. MEC/SEB, 2006.
______. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento Base. Brasília: SETEC, 2007.
______. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, 2008, p. 1.
______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB 2018.
BOSCATTO, J. D. Proposta curricular para a Educação Física no Instituto Federal de Santa Catarina: uma proposta colaborativa virtual. Tese 2017. 164 f. (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Instituto de Biociências de Rio Claro – UNESP, Rio Claro, 2017.
CARVALHO, Y. M. Entre o biológico e o social: tensões no debate teórico acerca da saúde na Educação Física. Motrivivência, ano XVII, n. 24, 2005, p. 97-105.
FENSTERSEIFER, P. E.; SILVA, S. P. Qualidade de vida e Educação Física: conhecimento e intervenção crítica na sociedade de consumo. Caderno de Educação Física,v. 7, n. 12, 2008, p. 55-58.
GARíGLIO. J. A. O ensino da Educação Física nas engrenagens de uma escola profissionalizante. 1997. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1997.
______. Educação Física na hierarquia dos saberes escolares do CEFET-MG. Educação &Tecnologia, v. 3, n.1, 1998, p.12-18.
______. Educação Física no currículo de uma escola profissionalizante: um caso sui generis. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 23. n. 2. 2002, p. 69-88, 2002.
______. A cultura docente de professores de Educação Física de uma escola profissionalizante: saberes e práticas profissionais em contexto de ações situadas. 2004. 291 f. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC- Rio, Rio de Janeiro - RJ, 2004.
______. Professores de Educação Física de uma escola profissionalizante e a sua cultura docente: as interconexões entre os saberes da base profissional e o campo disciplinar. Pensar a Prática, vol. 9, n. 2, 2006, p. 249-266.
______. Modelos de ação profissional de professores de Educação Física de uma escola profissionalizante. Movimento, v. 16, n. 2, 2010, p. 167-191.
GHIRALDELLI JÚNIOR, P. Educação Física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física. vol. 10. 7. ed., São Paulo: Loyola, 2001.
GOMES, M. J. F. Análise histórica da Educação Física do IFPB: do surgimento na escola industrial de João Pessoa (1945) a influência dos esportes na década de 70. Holos, ano 26, v. 3, 2010, p. 164-177.
______. Análise histórica da educação física do IFPB: do conformismo da década de 80 í perspectiva de mudança da década de 90. Revista Principia - IFPB, n. 23, 2013, p. 19-25.
GOMES, R. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. S (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes; 2002, p. 67-80.
GONZíLEZ, F. J.; BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.
GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Controle do Peso Corporal: Composição Corporal Atividade Física e Nutrição, Londrina, Midiograf, 1996.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Editora Unijuí, 1994.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MEZARROBA, C. Ampliando o olhar sobre saúde na Educação Física escolar: críticas e possibilidades no diálogo com o tema do meio ambiente a partir da saúde coletiva. Motrivivência, ano XXIV, n. 38, 2012, p. 231-146.
NAHAS, M. V. Educação Física no Ensino Médio: educação para um estilo de vida ativo no terceiro milênio. Anais... IV Seminário de Educação Física Escolar/Escola de Educação Física e Esportes, 1997, p.17-20.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São PAULO: Phorte, 2009.
OLIVEIRA, V. J. M.; GOMES, I. M.; BRACHT, V. Educação para a saúde na Educação Física Escolar: uma questão pedagógica. Cadernos de Formação da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, vol. 5, n. 2, 2014, p. 68-79, set. 2014.
RESENDE, A. B. A. P. Educação Física no Instituto Federal do Espirito Santo - campus Itapina: percalços e possibilidades ao longo dos anos. 2009. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
SAMPAIO, J. S. O componente curricular Educação Física no Ensino Médio integrado da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio De Janeiro – UFRRJ, Seropédica, 2010.
SíO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação. 2. ed. São Paulo: SE, 2012.
SILVA, E. M. A Educação Física no currículo de escolas profissionalizantes da Rede Federal: uma disciplina em processo de "mutação". 2014. 148 f. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, 2014.
SILVA, M. A.; SILVA, L. O.; MOLINA NETO, V. Possibilidades da Educação Física no Ensino Médio Técnico. Movimento,vol. 22, n. 1, 2016, p. 325-336.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução í s teorias do currículo. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2015.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez; 1992.
SOUZA FILHO, M. A configuração da Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN: contexto e perspectivas atuais. 2011. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.