Políticas e programas para a formação de professores indígenas: a contribuição do Programa PIBID Diversidade
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.2.7-24Resumen
Neste texto, discutimos a política de formação inicial de professores indígenas e as ações desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade (Pibid Diversidade) com estudantes indígenas no Paraná. Refletimos sobre as implicações desse programa para a formação intercultural de acadêmicos indígenas, apresentando a política de ação afirmativa implementada no Estado com a Lei Estadual nº 13.134/2001. Analisamos a inclusão indígena no Ensino Superior e as contribuições dos estudos e das intervenções pedagógicas sistematizadas, a partir de práticas escolares, para a formação docente de acadêmicos que integraram o Pibid Diversidade. A metodologia configura-se pela abordagem bibliográfica, documental e de campo, com o aporte da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados evidenciam a relevância da formação superior em diferentes cursos concomitante ao desenvolvimento de programas interculturais específicos, que articulem discussões epistêmicas, teoria e prática para o empoderamento e a autonomia dos povos indígenas.
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