Abordagem do tema agrotóxico na formação de professores no contexto do ensino de ciências: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.1.6-24Resumen
A utilização dos agrotóxicos em processos de produção de alimentos no Brasil tem sido assunto de debates nos últimos anos, dadas as questões controversas que o uso de tais substâncias envolve. Compreendendo a relevância de que as discussões a respeito dos agrotóxicos perpassem o ensino de ciências em sala de aula na perspectiva da formação de sujeitos críticos, entende-se como fundamental que tais discussões também permeiem os processos formativos de professores. Diante disso, socializou-se, neste artigo, que se trata de recorte de um trabalho de doutoramento, uma revisão sistemática de literatura acerca da abordagem do tema agrotóxico na formação inicial e continuada de professores dentro do contexto do ensino de ciências no Brasil, tendo como objetivo compreender o que os pesquisadores têm investigado acerca da abordagem do agrotóxico nas formações docentes bem como quais estratégias teórico-metodológicas têm sido empregadas nessas pesquisas. O levantamento foi efetivado por meio da busca em 69 revistas classificadas pelo Conselho CAPES no sistema WebQualis como A1, A2 ou B1 na área de Ensino, nas bases de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, e nos anais de 4 eventos científicos nacionais, considerando o período de 2009 a 2019. Obtiveram-se 30 trabalhos, os quais foram lidos na íntegra e analisados, destacando-se a tendência na realização de coleta de informações a fim de verificar as compreensões dos docentes e/ou futuros docentes sobre os agrotóxicos e sua abordagem no ensino, e também as atividades formativas caracterizadas por momentos de discussão coletiva sobre os agrotóxicos e/ou temas correlacionados.Descargas
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