Construção de modelos didáticos em 3D: Um relato de experiência junto a alunos do ensino médio.
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.3.150-163Palabras clave:
Modelos didáticos. Impressora 3D. Aprendizagem significativa.Resumen
Este artigo visa relatar e analisar uma experiência de ensino vivenciada junto ao Projeto Extracurricular "A construção de modelos didáticos na impressora 3D: uma ferramenta didática para o ensino de Ciências Naturais" , desenvolvido em um colégio da rede estadual de ensino, com alunos do Ensino Médio, em 2019, em Guarapuava, Pr. Na abordagem tradicional, estes conteúdos, como a célula, molécula e átomos, são representados em imagens em 2D, mesmo quando se trata de uma visualização histológica no Microscópio. A possibilidade do aluno visualizar e manusear uma representação atômica, por exemplo, em 3D, gera compreensão maior do conhecimento. Assim o aluno relaciona esses conteúdos com seu conhecimento prévio, produzindo aprendizagem significativa. Esses modelos não se limitam ao ensino de Ciências Naturais, se expandindo para outras disciplinas como matemática e geografia bem como auxiliar na inclusão de alunos com necessidades especiais. Mas para a construção acontecer, os alunos precisam aprender a modelar a estrutura digitalmente, em softwares específicos. Sendo assim foi realizado um projeto com alunos da 1º série do Ensino Médio com o objetivo de construir modelos em três dimensões das estruturas embrionárias por meio de uma impressora 3D e softwares online de modelagem tridimensional e apresentar na I Jornada de Inovação e Múltiplos Conhecimentos – EDUCATECH, promovida pelo Núcleo Regional de Educação de Guarapuava - PR. Com esse projeto os alunos promoveram aprendizagem significativa em embriologia, deram início a alfabetização digital, produzindo materiais didáticos não consumíveis por meio de atividades pedagógicas usando tecnologias educacionais para a modelagem em 3D.
Palavras-chave: Modelos didáticos. Impressora 3D. Aprendizagem significativa.
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