Uma escola atraente é um convite para estudar: Erasmo Pilotto e a educação paranaense na década de 1950
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.2.64-78Resumen
Neste artigo abordamos aspectos da história da Educação do Paraná a partir de Erasmo Pilotto, que protagonizou mudanças na educação e formação de professores na década de 1950. Sua vida se entretece ao processo de transformações socioeducacionais, no contexto de implantação da Escola Nova. Objetivamos compreender aspectos de seu pensamento e ação pedagógica a partir do capital sociocultural acumulado. Tendo por base escritos de Erasmo Pilotto, Bourdieu (1998, 2007); Le Goff (2003); Silva (2009, 2014) e Miceli (2007), entre outros. A pesquisa possibilitou conhecer particularidades do pensamento de Erasmo Pilotto, a inserção de suas ideias na educação paranaense e a relevância do capital sociocultural em sua trajetória profissional e pessoal.
Descargas
Citas
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Introdução, organização e seleção Sergio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 2007. (Coleção estudos).
DEWEY, John. Experiência e educação. 3.ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.
GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo: ítica, 1996.
HUSS, Silvana Rodrigues Malheiro. O processo de escolarização no município de Mandaguari-Pr (1949-1988). Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. 2012.
LAZIER, Hermógenes. Paraná: Terra de todas as gentes e de muita história. Francisco Beltrão: Grafit-gráfica e Editora Ltda, 2003.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5. ed. Campinas, SP: UNICAMP, 2003.
MEC. INEP. CILEME. A educação do Paraná: síntese sobre o ensino público elementar e médio. No.3. Rio de Janeiro, 1954. (Série de monografias sobre os sistemas estaduais de educação).
MICELI, Sergio. Introdução. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Introdução, organização e seleção Sergio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 2007. (Coleção estudos).
MIGUEL, Maria Elisabeth, Blanco. A formação do professor e a organização social do trabalho. Curitiba: UFPR, 1997.
MIGUEL, Maria Elisabeth, Blanco. O significado do trabalho de Erasmo Pilotto no cenário educacional paranaense. In: Educar em Revista. n.10. Curitiba: UFPR, 1994.
MONTEIRO, Cicília Rodrigues. Contribuições de Erasmo Pilotto para expansão do ensino primário no Paraná: ensino rural, alfabetização e formação de professores (1940-1970). 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. 2015.
MONTEIRO, Cicília Rodrigues; SCHELBAUER, Analete Regina. Erasmo Pilotto a idealização da escola perfeita: a criação do Instituto Pestalozzi. In: Seminário do PPE. Universidade Estadual de Maringá. Maringá: UEM, 2015.
OLIVEIRA, Maria Cecília Marins. Organização Escolar no início do século XX: o caso do Paraná. In: Educar em Revista. No. I 8. Curitiba: UFPR, 2001. pp. 143-155.
PILOTTO, Anita. Erasmo: um educador de alma romântica. Curitiba: Editora Rocha, 1987.
PILOTTO, Erasmo. Prática de Escola Serena. Curitiba: [s.l.],1946.
PILOTTO, Erasmo. A educação é direito de todos. Curitiba: [s.l.], 1952.
PILOTTO, Erasmo. Obras I. Curitiba: Imprimax, 1973.
PROSSER, Elizabeth Seraphim. Cem anos de sociedade, arte e educação em Curitiba (1853-1953): da Escola de Belas Artes e Indústrias, de Mariano de Lima, í Universidade do Paraná e í Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba: Ed. Assembleia Legislativa do Paraná, 2004.
PUGLIELLI, Helio de Freitas. Erasmo Pilotto. Curitiba: Editora da UFPR, 1996. (Série Paranaenses, n. 7).
RELATÓRIO da Instrução Pública do Paraná, 1928. Disponível em https://www.arquivopublico.pr.gov.br/arquivos/File/RelatoriosSecretarios/Ano_1928_MFN_1038.pdf . Acesso em: 21 de maio de 2020.
ROMANOVSKI, Natália. Os moços da província: a Revista Joaquim e o campo literário no Paraná. Monografia. Curso de Ciências Sociais, Setor de Filosofia, Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2008.
SANTOS, Denise Grein (org). Autobiografia: Erasmo Pilotto. Curitiba, PR: UFPR, 2004.
SILVA, Rossano. A arte como princípio educativo: um estudo sobre o pensamento educacional de Erasmo Pilotto. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
SILVA, Rossano. Educação, Arte e Política: a trajetória intelectual de Erasmo Pilotto. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
STENTZLER, Márcia Marlene. Entre questões lindeiras e a superação de fronteiras: a escola complementar em Porto União (SC) e União da Vitória (PR)1928-1928. 2015. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
VIEIRA, Carlos Eduardo; MARACH, Caroline Baron. Escola de Mestre único e a escola serena: realidade e idealidade no pensamento de Erasmo Pilotto. In: VIEIRA, Carlos Eduardo (org.). Intelectuais, educação e modernidade no Paraná. Curitiba: UFPR, 2007.
XAVIER, Luiz Antonio. Relatório Apresentado a Exmo. Sr. Francisco Xavier da Silva, Presidente do Estado do Paraná. Curityba: Typ. Da República, 1910. Disponível em:
http://www.arquivopublico.pr.gov.br/arquivos/File/RelatoriosSecretarios/Ano_1910_MFN_743.pdf Acesso em: 17de maio de 2020.
XAVIER, Luiz Antonio. Relatório Apresentado a Exmo. Sr. Francisco Xavier da Silva, Presidente do Estado do Paraná. Curityba: Typ. Da República, 1911. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000111&pid=S0104-4060200100020000800045&lng=en Acesso em: 24 de maio de 2020.