Uma escola atraente é um convite para estudar: Erasmo Pilotto e a educação paranaense na década de 1950

Autores/as

  • Márcia Marlene Stentzler UNESPAR - Campus União da Vitória; Curso de Pedagogia / Coordenadora do Núcleo de Catalogação e Pesquisas em História da Educação (NUCATHE); MEC/INEP - Avaliadora de Cursos de Graduação; CAPES - Coordenadora Institucional do PIBID/UNESPAR.
  • Claudia Sena Lioti Unespar

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.2.64-78

Resumen

Neste artigo abordamos aspectos da história da Educação do Paraná a partir de Erasmo Pilotto, que protagonizou mudanças na educação e formação de professores na década de 1950. Sua vida se entretece ao processo de transformações socioeducacionais, no contexto de implantação da Escola Nova. Objetivamos compreender aspectos de seu pensamento e ação pedagógica a partir do capital sociocultural acumulado. Tendo por base escritos de Erasmo Pilotto, Bourdieu (1998, 2007); Le Goff (2003); Silva (2009, 2014) e Miceli (2007), entre outros. A pesquisa possibilitou conhecer particularidades do pensamento de Erasmo Pilotto, a inserção de suas ideias na educação paranaense e a relevância do capital sociocultural em sua trajetória profissional e pessoal.

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Biografía del autor/a

Márcia Marlene Stentzler, UNESPAR - Campus União da Vitória; Curso de Pedagogia / Coordenadora do Núcleo de Catalogação e Pesquisas em História da Educação (NUCATHE); MEC/INEP - Avaliadora de Cursos de Graduação; CAPES - Coordenadora Institucional do PIBID/UNESPAR.

Doutora em Educação, História da Educação; Mestre em Educação, Formação de Professores; Docente no Colegiado de Pedagogia, UNESPAR campus de Paranavaí­. Docente no Programa de Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR). Lí­der do NUCATHE (Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação).

Claudia Sena Lioti, Unespar

Mestranda em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, pela UNESPAR campus de Paranavaí­. Graduada em Pedagogia e em Letras – Vernáculas e Clássicas. Especialista em Atendimento Educacional Especializado, Educação Especial e Alfabetização e Letramento. Integrante do grupo de estudos: História e Memória Oral.

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Publicado

2020-07-08