A monitoria acadêmica no ensino de alemão como lí­ngua adicional em contexto universitário: reflexões sobre um projeto de formação crí­tica

Autores/as

  • Marceli Cherchiglia Aquino

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.2.23-35

Palabras clave:

monitoria, formação de professores, ensino

Resumen

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o papel do programa de monitoria em contexto universitário para a formação docente, assim como para o ensino-aprendizagem de alemão como lí­ngua adicional. Não obstante, para proporcionar uma formação relevante, a monitoria acadêmica deve envolver ativamente os monitores em diferentes projetos pedagógicos co-construí­dos com o professor-orientador, por meio dos quais os alunos podem se posicionar reflexiva e criticamente. Para tal discussão, esse artigo se fundamenta teoricamente nos pressupostos da Linguí­stica Aplicada Crí­tica e do construto da pedagogia como transgressão (PENNYCOOK, 2006) para o ensino de lí­nguas adicionais. Concluí­mos que o projeto desenvolvido nas disciplinas de Lí­ngua Alemã I e II indicou que o programa de monitoria pode ser uma importante ferramenta para o processo de formação crí­tica, mas depende de um planejamento colaborativo entre monitores, docente e alunos, buscando englobar necessidades e interesses de todos os envolvidos no programa.

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Publicado

2020-05-28