Um panorama sobre a evasão e o tempo de permanência prolongada no curso de Ciências: Biologia e Quí­mica da Universidade Federal do Amazonas

Autores/as

  • klenicy Kazumy de Lima yamaguchi Instituto de Saúde e Biotenologia da Universidade Federal do Amazonas http://orcid.org/0000-0001-7998-410X
  • Jath da Silva Silva Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.3.65-85

Resumen

A pesquisa teve como objetivo fomentar a discussão sobre os í­ndices de evasão universitária nos cursos de licenciatura a partir do curso de Ciências: Biologia e Quí­mica, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, caracterizada como pesquisa de avaliação sobre o panorama de evasão no perí­odo 2006-2019. A coleta de dados contemplou à busca de artigos na literatura para a contextualização e identificação de possí­veis causas do fenômeno da evasão, e aos registros acadêmicos utilizando dados institucionais sobre os discentes ingressantes e concluintes no curso. Como resultado verificou-se que para cada discente formado, há outro evadido. O percentual de discentes formados é de 23,89% ao ano e as principais causas que podem explicar o abandono do curso são: a adaptação a Universidade, o ní­vel do ensino básico e a descoberta do perfil profissional dos acadêmicos.

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Biografía del autor/a

klenicy Kazumy de Lima yamaguchi, Instituto de Saúde e Biotenologia da Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Quí­mica, Mestre em Quí­mica e Graduada em Quí­mica e em Farmácia. Atua como professora Adjunta II no Instituto de Saúde e Biotenologia da Universidade Federal do Amazonas, curso de Ciências: Biologia e Quí­mica

Jath da Silva Silva, Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas.

Mestre em Informática e Graduado em Pedagogia pela UFAM e Tecnólogo em Análise e desenvolvimento de Sistemas. Atua como pedagogo e Técnicos em assuntos educionais no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2020-08-24