JOSEPH WRIGHT, PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: ALGUMAS REFLEXÕES PERTINENTES

Autores/as

  • Awdry Feisser Miquelin UTFPR/DAFIS/PPGFCET

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2014.12.1.303

Resumen

Este trabalho trata de uma reflexão crí­tica2 em torno da natureza do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID)3. No mesmo propõe-se um paralelo entre o trabalho de criação artí­stico de Joseph Wright, pintor inglês do século XVIII e o possí­vel processo de formação de professores de Fí­sica desencadeado pelo PIBID. Para tanto argumenta-se em torno da criação da tela "An experiment of a bird in an airpump" e são apresentadas algumas reflexões em relação, a algumas controvérsias vividas, em como o PIBID pode atuar junto a escola básica. Para tanto apresentam-se as inquietações oriundas do processo vivido no curso de licenciatura de Fí­sica da instituição analisada e coloca-se Freire, Carr e Kemmis e Ramalho, Nuñez e Gauthier como núcleo principal para nortear a implementação e prática do PIBID nas escolas participantes. Disto apresentamos como resultado, o sistema de organização de trabalho baseado em árvores temáticas e na espiral de ciclos auto-reflexiva, a inserção dos bolsistas em dinâmicas investigativo-acadêmicas, o aprendizado formativo intenso mediante confronto da realidade escolar e pesquisa em ensino de Fí­sica, o amadurecimento da concepção da prática em ensino de Fí­sica e o aumento na segurança em ser professor de Fí­sica. Disto coloca-se que o PIBID pode ser um instrumento para a formação de professores de Fí­sica em um paradigma emergente e que neste, o paralelo entre o trabalho artí­stico é possí­vel, pois o PIBID pode constituir um palco de experimentação para a formação de professores curiosos e criativos em busca de conhecimento diferenciado para o ensino-aprendizagem de Fí­sica.

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Publicado

2014-12-02