Análise de roteiros experimentais de Quí­mica presentes nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - triênio 2015-2017

Autores/as

  • Emerson Luiz dos Santos Veiga UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná
  • Elias da Costa UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.3.1290

Palabras clave:

PNLD, Ensino Médio, Experimentação, Ensino de Quí­mica

Resumen

A experimentação no Ensino de Quí­mica tem como objetivo ilustrar teorias para facilitar o aprendizado, além de criar um ambiente favorável para a discussão de temas pertinentes à sociedade. Logo, deve ser constantemente utilizada pelo professor. Porém, nos últimos anos, vem sendo criticada por estudiosos da área por não alcançar seus principais objetivos. Conforme os critérios presentes no guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Quí­mica, também em concordância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná para a disciplina de Quí­mica, a experimentação deve adotar uma metodologia construtiva e investigativa, como o enfoque CTS ou CTSA, abandonando então a abordagem tradicional, que prioriza a reprodução de um roteiro de forma mecânica, sem a constante participação dos estudantes. Este trabalho é voltado para a busca de experimentos no livro didático, instrumento presente desde antes da metade do século passado nas escolas brasileiras. Foram analisados todos os 128 experimentos das quatro coleções de Quí­mica selecionadas pelo PNLD de 2015, averiguando se as propostas de atividades experimentais estão de acordo com o que é exigido nos documentos oficiais, com temas contextualizados, que proporcionem não só a construção do conhecimento, mas também a alfabetização cientí­fica. Após a análise verificou-se que cada coleção faz uso da experimentação com frequências e metodologias diferentes, além disso, alguns temas, principalmente no terceiro volume de cada coleção poderiam ser melhor explorados. Algumas obras não trazem avisos suficientes de segurança ou descarte adequado de resí­duos, fatores importantes para a correta execução de uma aula experimental. Por fim, é perceptí­vel a necessidade de pequenas adaptações metodológicas e informativas nos livros selecionados pelo PNLD, para que a experimentação atinja seus objetivos e contribua para o desenvolvimento cientí­fico-social do aluno, associado também ao compromisso ambiental.

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Publicado

2017-05-18