O ensino de História medieval no Ensino Fundamental: entre jogos e novas experiências a partir do Pibid
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.1.1164Resumen
Este artigo tem por intuito desenvolver uma possibilidade de abordagem do medievo que não se paute apenas no livro didático ou em uma abordagem tradicionalista do medievo que, por muitas vezes, se consiste em concentrar apenas os ditos "grandes" feitos. De modo diferente, nos cabe ir além de tal perspectiva e apresentar aos alunos conceitos e contextos fulcrais que concernem as heranças culturais, as razões sensíveis, ao poder eclesiástico, e o modo de produção do sistema feudal, isso de forma conjunta, sem separar a Idade Média em caixinhas estruturadas onde com a abertura do conteúdo desejado o encontra pronto e sistematizado. Assim, este artigo contém críticas à algumas práticas educacionais voltadas ao ensino de história medieval, porém, contém também sugestões e modos de superar tais questões. Nesse sentido, se caracteriza como cerne deste artigo a metodologia que o mesmo conseguiu fundar a partir da realidade dos alunos, no entanto, sempre estivemos respaldados por autores que nos serviram de bússola nessa empreitada, como Rüsen (2006;2009), Paul Ricoeur (1997), Benjamin (1987), Eco (2010) e outros. Além disso, o nosso trabalho abarcou o uso de jogos que cuidaram de elucidar contextos medievais para os estudantes com criticidade e um trabalho norteador com fontes históricas do próprio período medieval.
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