Metodologias Ativas na formação docente para a educação profissional e tecnológica no âmbito do sistema único de saúde
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10428Resumen
Resumo: Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, teve como objetivo mapear e analisar as contribuições e limitações do uso de metodologias ativas na formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, foi realizada uma revisão do tipo Estado do Conhecimento, com levantamento bibliográfico sistemático no banco de dados do Observatório ProfEPT, analisando dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) relacionadas ao tema. Os resultados indicam que as metodologias ativas são amplamente discutidas nas dissertações, com destaque para sua aplicação em cursos e oficinas de formação docente, ensino híbrido, sala de aula invertida, interdisciplinaridade e aprendizagem significativa em diferentes áreas do ensino, incluindo a formação para o SUS. Entre as principais limitações, identificaram-se o tempo reduzido para implementação, dificuldades de participação, resistência a inovações pedagógicas, burocracias curriculares e desafios na adaptação das práticas docentes. Apesar da relevância do tema para a formação docente na EPT, apenas uma dissertação abordou especificamente sua aplicação na área da saúde, evidenciando uma lacuna de pesquisa e um campo promissor para novos estudos. Os achados reforçam a necessidade de estratégias que promovam a inserção das metodologias ativas no ensino voltado ao SUS, contribuindo para a qualificação dos profissionais da saúde e o aprimoramento das práticas pedagógicas.
Palavras-chaves: metodologias ativas, formação docente, Sistema Único de Saúde, Educação Profissional e Tecnológica.