Formação continuada em educação a distância: ação e reflexão sobre as competências do professor tutor
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.1.1025Resumen
A Educação a Distância é uma modalidade que vem se constituindo como uma nova possibilidade de alcance ao conhecimento, trazendo diversas alternativas na formação acadêmica e profissional dos sujeitos. A fim de qualificar o corpo docente que atua nos cursos oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, a Secretaria de Educação a Distância desenvolve ações pedagógicas e administrativas a fim de organizar os cursos desta modalidade além de promover diversas ações para promover a formação continuada em EaD. Inseridos neste contexto encontramos os Professores Tutores, responsáveis pelo desenvolvimento, acompanhamento e avaliação dos estudantes. Assim a presente pesquisa de cunho qualitativo tem como objetivo identificar as percepções dos Professores Tutores sobre as competências necessárias para o desenvolvimento da atividade da Tutoria. A mesma foi realizada com oito Professores Tutores, que atuaram em duas edições do curso de Administração modalidade EaD participando dos processos formativos por um período mínimo de cinco anos. Os dados foram produzidos através de entrevista semiestruturada e analisados pelo método denominado Discurso do Sujeito Coletivo proposto por LEFREVE e LEFREVE (2012). A partir das análises foi gerado o Discurso Coletivizado "Ser Tutor", o qual embasou algumas reflexões, demonstrando a apropriação dos sujeitos quanto a atuação na EaD.
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