Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

a) A Revista aceita e publica artigos inéditos, de autores nacionais ou estrangeiros. O artigo não poderá ser submetido para avaliações simultâneas em outros periódicos;
b) O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores;
c) Todos os artigos serão submetidos à Comissão Editorial da Revista e avaliação dos pares, na área do conhecimento especí­fico do texto, de forma anônima (consultores ad-hoc), por no mí­nimo dois avaliadores. Somente os artigos com redação e ortografia adequadas serão aceitos. A versão enviada será a definitiva e DEVERÁ VIR ACOMPANHADA DE DOCUMENTO COMPROBATÓRIO de revisão em lí­ngua portuguesa ou estrangeira (espanhol, inglês).
d) Poderão ser submetidos artigos em português, espanhol ou inglês. No caso de artigo em lí­ngua estrangeira, deverá haver resumo e palavras-chave também em português.
e) A publicação do texto dependerá de aprovação do Conselho Editorial, a partir dos pareceres dos avaliadores, e será comunicada aos autores, preferencialmente, por e-mail.
f) Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
g) Somente serão enviados para pareceristas artigos cuidadosamente elaborados de acordo com as normas da revista Ensino & Pesquisa.
h) Todas as informações, opiniões, dados, referências, citações e posicionamentosexpressos nos textos cientí­ficos publicados são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores, cabendo-lhes os elogios, as crí­ticas e as possí­veis consequências legais e jurí­dicas.
i) Estudantes de graduação somente poderão submeter artigos acompanhados do seu orientador. 
j) Uma vez aceito o texto, o autor autoriza sua publicação na Revista Ensino & Pesquisa, cedendo os direitos autorais e responsabilizando-se pela veracidade das fontes citadas e pelos créditos das citações.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS
a) Os artigos deverão conter entre 10 e 12 páginas, respeitando-se a seguinte configuração: utilizar o editor de texto Word for Windows, em formato A4 (21 x 29,7 cm), com margens esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm, sem numeração de páginas.

Observação: Entre 10 a 12 páginas sem as referências. O artigo com as referências não deve ultrapassar 15 páginas.

b)Os artigos submetidos à revista Ensino & Pesquisa serão formatados e compatibilizados com o visual do formato do periódico.

c) As condições de ortografia e sintaxe serão de responsabilidade do autor.

d) Os originais, mesmo quando não publicados, não serão devolvidos.

e) Enviar o manuscrito sem o nome dos autores.

ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS
1. Primeira página
a) Tí­tulo do artigo: deve ser claro e objetivo. Deve estar escrito na mesma lí­ngua do texto, evitando-se abreviaturas, parênteses e fórmulas que dificultem a compreensão do conteúdo do artigo. Deve ser apresentado na primeira linha, centralizado e em negrito. Fonte: Times New Roman, tamanho 14, somente primeira letra em maiúscula.

b)Resumo: deve ser redigido em português, independente da lí­ngua em que o texto estiver escrito. Colocar, antecedendo o texto, a palavra Resumo em caixa baixa (inicial maiúscula) e negrito. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, de no máximo 300 palavras. Fonte: Times New Roman, tamanho 11.

c) Palavras-chave: indicar entre 3 a 5 palavras significativas do conteúdo do artigo, logo abaixo do resumo, separadas entre si por ví­rgula. Colocar o termo Palavras-chave em caixa baixa e negrito, primeira letra em maiúscula.
d) Para o Tí­tulo em inglês: seguir as mesmas normas indicadas para o tí­tulo.
e) Para o Abstract: seguir as mesmas normas indicadas para o resumo.
f) Para Key-words: seguir as mesmas normas indicadas para palavras-chave.

2. Corpo do texto
a) O texto do artigo cientí­fico deve conter os seguintes tópicos: Introdução: contendo Material e Métodos ou, Metodologia; Desenvolvimento; Resultados; Discussão (Resultados e Discussão podem ser apresentados num mesmo tópico se os autores preferirem) e Considerações finais. Em casos especiais (p.ex. trabalhos essencialmente teóricos) será permitida a organização somente nos tópicos: Introdução, Desenvolvimento e Considerações finais. Os tópicos devem ser apresentados em negrito e caixa baixa, somente inicial em maiúscula.

b) Fonte: Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado ao longo de todo o texto e espaçamento 1,5 ente linhas.

c) Citações: no corpo do texto, serão de até 03 linhas, entre aspas duplas. Quando mais longas do que 03 linhas, devem ser destacadas fora do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a utilizada no texto (fonte 11), em espaçamento simples e sem as aspas. As referências bibliográficas das citações ou menções a outros textos deverão ser indicadas, com as seguintes informações, entre parênteses: (sobrenome do autor, ví­rgula, ano da publicação). Exemplo: (Costa, 2003). Quando as citações vierem incluí­das no corpo do texto, devem ser expressas em minúsculas e somente com a inicial em maiúsculo, e somente o ano entre parênteses. Exemplo: Costa (2003).

d) Notas explicativas: quando utilizadas, devem ser colocadas no rodapé da página e ser numeradas sequencialmente, sobrescritas com algarismos arábicos no decorrer do texto, devendo ter numeração única e consecutiva. Alinhamento justificado, espaçamento 10, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas.

e) Subtí­tulos das seções: sem numeração, sem recuo de parágrafo, em itálico, com maiúscula somente a primeira palavra da seção. Exemplo: Relação teoria e prática na formação de professores. Não numerar: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências.

f) Elementos ilustrativos: gráficos, mapas, tabelas, figuras, fotos, etc. devem ser inseridos no texto logo após serem citados, contendo a devida explicação (legenda) na parte inferior (quando se tratar de ilustrações) ou superior (quando se tratar de tabelas ou quadros), e numeradas sequencialmente (ex. Figura 1: Modelos didáticos desenvolvidos por alunos do ensino médio da rede pública de ensino do municí­pio de União da Vitória, Pr.). Logo abaixo, inserir a Fonte: Elaborado pelos autores (tamanho 10).

3. Referências
Colocadas logo após o término do artigo. Seguir normas da ABNT em uso.

Template da revista: Clique aqui para fazer o download do template

Artigos

Polí­tica padrão de seção

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.