Desenvolvimento profissional docente: uma revisão integrativa no ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9903

Resumo

Resumo: A construção do desenvolvimento profissional docente (DPD) pode ser realizado de forma individual e coletiva, através de estratégias que facilitam a reflexão da prática docente. Essa investigação têm como intuito identificar na literatura as contribuições e implicações na construção do DPD. Para esse, realizou-se uma revisão integrativa, em duas plataformas (Portal da CAPES e Oasisbr), com marco temporal nos últimos cinco anos. Analisou-se oito artigos, duas dissertações e duas teses, nos quais encontrou-se contribuições da prática pedagógicas para a construção do DPD, demonstrando a reflexão e reconstrução da identidade profissional. Bem como, a identificação das dificuldades e desafios que os docentes enfrentam na busca pelo DPD, sentindo-se inseguros ou até mesmo acomodados com suas ações. Contudo, se percebe a necessidade de mudança no olhar formativo, oportunizando o DPD de maneira efetiva e igualitária, com o uso de novas práticas educacionais e sem deixar de lado os anseios do corpo docente.

Palavras-chaves: construção crítica; educação em ciências; desenvolvimento profissional docente; formação colaborativa; práticas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francieli Luana Sganzerla Baldissera, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela URI Campus de Erechim/RS. Especialista em Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos pela UNIPAMPA Campus Dom Pedrito/RS. Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UNIPAMPA Campus Uruguaiana/RS. Integrante e Pesquisadora do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Uruguaiana/RS. Linhas de pesquisas: Ensino e aprendizagem no ensino de Ciências, Educação e Ensino de Ciências, Metodologias Ativas, Desenvolvimento Profissional Docente.

Bruno De Alencastro Louzada, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza, com habilitação em Biologia/Física e Química, na Universidade Federal do Pampa. Mestrando no programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGECi) ofertado pela Universidade Federal do Pampa. Participante do grupo de pesquisa G-MEGA – Grupo Mega Potencializador de Ensino-Aprendizagem Significativa e participante do grupo de pesquisa CONECTA – Ciências e Tecnologia.

Fernanda Fettermann Kist, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Bacharel em Enfermagem (2013) pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana. Mestre em Enfermagem- UFSM (2015), Doutora em Educação em Ciências (2020) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realiza estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. Atualmente é Enfermeira no município de Barra do Quaraí. Integrante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão na Saúde Coletiva (GEPGESC).

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Bacharel em Fisioterapia, Licenciado em Letras (Português / Inglês), Especialista em Atendimento Escolar Especializado, Mestre em Educação em Ciências e Doutor em Ciências Biológicas. Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Tem experiência nas áreas de Educação em Ciências e Bioquímica, atuando principalmente com os seguintes temas: Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências.

Mara Regina Bonini Marzari, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Química Licenciatura (UFSM, 2008), Especialização em Metodologia do Ensino de Química (UNINTER, 2020), Mestrado em Química (UFSM, 2010) e Doutorado em Ciências - Área de concentração Química Orgânica (UFSM, 2014). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana, atuando no curso de graduação em Ciências da Natureza - Licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Downloads

Publicado

2025-08-29