Design gráfico e social: a revista “INTERARTE” como possibilidade de expressão comunitária e de valorização dos artistas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9874

Abstract

Resumo: A falta de acesso democrático à cultura e a ausência de incentivos artísticos têm um impacto profundo na promoção da arte e na valorização dos artistas locais, visto que barreiras econômicas, sociais e geográficas limitam o acesso da população à arte. O presente artigo tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento e criatividade de uma revista que salienta a importância da arte através da valorização de artistas visuais locais do município de Ijuí/RS, bem como destacar os benefícios que esse tipo de mídia fomenta tanto para os artistas quanto para a comunidade local. Metodologicamente o desenvolvimento do texto ancora-se em uma revisão bibliográfica e pesquisa documental, sendo que para o desenvolvimento do projeto da revista, utilizou-se a metodologia projetual sugerida por Fuentes (2006). Como resultados a pesquisa sinaliza a importância da revista “InterArte” como meio para conectar os artistas com a comunidade, privilegiando um design acessível e cativante, ao utilizar ferramentas do design editorial, emocional e social, buscando inserir o público no mundo das artes. A publicação oferece a inclusão de recursos interativos, como QR Codes, facilitando o acesso às obras, além de aprimorar a distribuição do conteúdo, haja vista que a população, por vezes, é privada de oportunidades para se conectar com manifestações artísticas, o que enfraquece a percepção de sua importância e relevância.

Palavras-chaves: Design Gráfico, Design Social, Cultura, Comunidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diane Meri Weiller Johann

Mestra em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Tarcisio Dorn de Oliveira, UNIJUÍ

Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Desenvolveu Estágio Pós-Doutoral em Arquitetura e Urbanismo pela Atitus Educação (CESME). Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Artes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul). Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Licenciado em Geografia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Ana Paula Schulz Tomm

Bacharelanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Thaís Carpes

Mestranda em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

 

Published

2025-08-29