Raciocinar matematicamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões de duas professoras no planejamento de uma aula
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9796Abstract
O presente estudo tem como objetivo compreender oportunidades de aprendizagem profissional (OAP) acerca do raciocínio matemático (RM), vivenciadas por duas professoras que atuam anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto de um processo formativo. A natureza do estudo é qualitativa, de cunho interpretativo, e a análise incidiu sobre os momentos de reflexão das professoras, durante a etapa de planejamento colaborativo de uma aula destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciam OAP como: reconhecer a importância de o professor realizar questionamentos aos seus alunos quando propõe uma tarefa; identificar características de entendimentos essenciais para o desenvolvimento dos RM; compreender a importância em selecionar tarefas que possibilitam explorar os entendimentos essenciais do RM, e reconhecer possíveis intervenções que estimulem os alunos a avançarem nos processos do RM. Tais resultados reforçam algumas ações que devem ser realizadas por um professor para promover o RM no contexto de sala de aula, como questionar, encorajar a partilha, valorizar contribuições dos alunos, desafiar a justificar e a generalizar.