Educação inclusiva: das percepções de profissionais da educação a um curso de formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9736Abstract
Resumo: No processo de ensino e aprendizageme alunos com necessidades educacionais específicas, a prática pedagógica dos profissionais da educação oportuniza a esses discentes a aprendizagem, a interpretação, a reflexão, a organização e a reorganização de processos individuais de aprendizagem e de desenvolvimento. Este artigo aborda a formação continuada desses profissionais. A investigação tem como aporte teórico os estudos de Mantoan (2003, 2005) e Nóvoa (1992)bjetivo geral consiste em analisar as percepções sobre educação inclusiva de profissionais que atuam na rede municipal de educação de Iporá-GO. Como objetivo específico, busca-se demonstrar a importância da formação continuada de qualidade para que esses profissionais possam melhorar a prática pedagógica deles, baseado nas fragilidades detectadas no ambiente escolar. O instrumento utilizado para levantamento de dados foi uma pesquisa bibliográfica sobre conceitos de formação continuada e educação inclusiva; pesquisa exploratória por meio de evocações livres de palavras, como forma de verificar o conhecimento prévio dos professores em relação ao conceito de educação inclusiva. Para a organização dos dados, utilizou-se o software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Os dados foram analisados em duas etapas: 1) o grupo semântico apresentado em uma nuvem de palavras e 2) a frequência do corpus no grupo semântico apresentado em uma análise de similitude. Os resultados subsidiaram a elaboração de um produto educacional: o Projeto do Curso de Capacitação em Educação Inclusiva e Prática Pedagógica.
Palavras-chaves: educação inclusiva, formação continuada, produto educacional.