Educação inclusiva: das percepções de profissionais da educação a um curso de formação continuada

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9736

Abstract

Resumo: No processo de ensino e aprendizageme alunos com necessidades educacionais específicas, a prática pedagógica dos profissionais da educação oportuniza a esses discentes a aprendizagem, a interpretação, a reflexão, a organização e a reorganização de processos individuais de aprendizagem e de desenvolvimento. Este artigo aborda a formação continuada desses profissionais. A investigação tem como aporte teórico os estudos de Mantoan (2003, 2005) e Nóvoa (1992)bjetivo geral consiste em analisar as percepções sobre educação inclusiva de profissionais que atuam na rede municipal de educação de Iporá-GO. Como objetivo específico, busca-se demonstrar a importância da formação continuada de qualidade para que esses profissionais possam melhorar a prática pedagógica deles, baseado nas fragilidades detectadas no ambiente escolar. O instrumento utilizado para levantamento de dados foi uma pesquisa bibliográfica sobre conceitos de formação continuada e educação inclusiva; pesquisa exploratória por meio de evocações livres de palavras, como forma de verificar o conhecimento prévio dos professores em relação ao conceito de educação inclusiva. Para a organização dos dados, utilizou-se o software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Os dados foram analisados em duas etapas: 1) o grupo semântico apresentado em uma nuvem de palavras e 2) a frequência do corpus no grupo semântico apresentado em uma análise de similitude. Os resultados subsidiaram  a elaboração de um produto educacional: o Projeto do Curso de Capacitação em Educação Inclusiva e Prática Pedagógica.

Palavras-chaves: educação inclusiva, formação continuada, produto educacional.

 

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Author Biographies

Ana Paula Ferreira de Lima, Secretaria Municipal de Educação de Iporá Goiás

Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação da área de Inclusão.

Gabriela Cândida Araújo Campos

Psicóloga Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Iporá Goiás.

Rita Rodrigues de Souza, Instituto Federal de Goiás

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Goiás, atua como professora do Programa de Pós Graduação em Educação para Ciências e Matemática.

Published

2025-08-29