Lei 10.639: como anda o engajamento e participação voltado ao ensino de história e cultura afro-brasileira na EJA?
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9673Resumen
O artigo é um recorte de pesquisa de mestrado e tem como proposta trazer discussões sobre a necessidade de maior participação para que o ensino de história e cultura afro-brasileira possa ter uma implementação mais sólida na EJA. A escrita foi motivada pelo intento de contribuir com o debate em torno da Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira. Após 21 anos de implementação dessa lei ainda se caminha de forma tímida no desenvolvimento de práticas de ensino que efetivem, de fato, temáticas e projetos escolares que ratifiquem a importância dessas discussões nessa modalidade de ensino. Apesar da existência de diretrizes que corroboram com a implementação, é essencial que a escola proceda no sentido de engajar os diversos sujeitos que nela atuam (professores, direção e coordenação), revendo seu processo de articulação com destaque para o planejamento, eixo fundamental que, por meio de uma prática engajada, pode possibilitar um maior dinamismo no trabalho com o legado afro-brasileiro na escola.
Palavras-chave: Engajamento. EJA. Lei 10.639/03. Planejamento.