Socialização organizacional em instituições federais de ensino: implicações sobre o desempenho dos servidores públicos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9564

Abstract

The present study it seeks to theoretically investigate whether the processes of reception, integration and socialization of newcomers can represent a factor that influences people's behavior and performance, or even the quality of services provided by public servants. From its exploratory objective and descriptive character, the theme is elucidated through bibliographical and documentary research, exploring the theme, in a dialectical and qualitative approach. It was found that the socialization programs aim to make it possible for the newcomer to adapt to the organization and from the latter to the new member. When well applied, socialization programs can bring benefits to both the employee and the organization and allow better targeting of actions and decisions to achieve organizational objectives.

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Author Biographies

Adriane Reginatto, Intituto Federal de Educação Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(2014), graduação em Programa Especial Formação de Professores para Os Componentes Curriculares pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(2021), especialização em Sustentabilidade e Políticas Públicas pelo Centro Universitário Internacional(2016), mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(2022) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Projeto e Gerenciamento de Redes de Computadores pela Escola Técnica de Farroupilha - Universidade de Caxias do Sul(2008). Atualmente é Tecnólogo em Processos Gerenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes).

Ana Sara Castaman, Intituto Federal de Educação Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Realiza Estágio Pós-doutoral em Educação, na Universidade Federal de Santa Maria, sob a supervisão da professora Dra. Liliana Soares Ferreira. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC.

Published

2025-04-25