Formação de Professores e Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: Reflexões sobre o Bioma Pampa como Tema Contextualizador

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9510

Abstract

This work aims to analyze the contributions of a training process carried out with Early Years teachers from three municipal schools in the interior of Rio Grande do Sul. The methodology is characterized as qualitative and exploratory research, carried out with twenty Early Years teachers who, at the same time, At the end of a training process, they answered an online form containing eleven essay questions. Where during data analysis the questions were grouped into four thematic axes, being: -The Pampa biome in Science teaching; -Contextualization and interdisciplinarity in teaching; -The importance of Environmental Education; -Teachers' considerations about the training process. The results indicate that teachers believe it is possible to include the topic in classroom discussions, recognizing that contextualization enriches learning and interdisciplinarity allows the integration of content. Environmental Education is essential to develop critical and ecological awareness in students from an early age, allowing them to reflect on the impacts of lack of care for the environment. Furthermore, the responses showed that the training process promoted a critical reflection on practice, encouraging teachers to consider new approaches and teaching strategies, where the Pampa biome as a multidisciplinary theme makes it possible to approach different themes, in a contextualized and integrated way. Therefore, it is important that school managers provide training processes that contribute to teachers' needs, offering adequate resources so that they can incorporate Science teaching into their planning.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiza Frigo Pinto, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2016). Durante a graduação participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (Pet - Biologia) da Capes de 2013 a 2014. Também participou como bolsista do Subprojeto Redimensionando a Formação de Professores de Ciências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, vinculado ao Projeto Institucional do PIBID IF Farroupilha: a Integração de Saberes e Fazeres de Docentes em Formação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES de 2015 a 2016. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - PPGECQV, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutora em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana, integrante do COMCIÊNCIA: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professor de Química e Física efetivo pela 35 Coordenadoria Regional de Educação, com atuação na cidade de São Borja-RS, no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, lecionando disciplinas vinculadas à área de Ciências da Natureza. Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no campus Uruguaiana, sob a orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi, dedicando-se à Linha de Pesquisa "Processos de Ensino e Aprendizagem em Ambientes Formais e Não Formais". Possui Especialização Lato sensu em Ciências da Natureza; Curriculo e Prática Docente, ambas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Sua formação inicial abrange o Curso Normal de nível médio (2018), obtido no Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ, e a Licenciatura em Ciências da Natureza (2023) pela UNIPAMPA, campus Uruguaiana/RS, onde recebeu o prêmio de Láurea Acadêmica com rendimento excepcional. Ao longo de sua trajetória acadêmica, foi bolsista CAPES nos programas de formação inicial de professores, tais como: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP), desempenhando atividades na Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana, onde atuou na Educação do Campo. Foi reconhecido com destaque no rendimento acadêmico com uma bolsa do banco Santander por meio do edital 235/2020. Ademais, desenvolveu o projeto de extensão "Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza", conforme edital n 40/2021. Desde 2021, integra o grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências (COMCIÊNCIA), onde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão nas vertentes que circundam a área Ciências da Natureza, especificamente o Ensino de Ciências.

Bruna Ambros Baccin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2016). No ensino de Biologia, participou como bolsista do subprojeto - Redimensionando a Formação de Professores de Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID-CAPES, vinculado ao Projeto Institucional do PIBID IF Farroupilha: a Integração de Saberes e Fazeres de Docentes em Formação; da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES de 2011 a 2013. Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Atualmente é Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria.

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Reitor da Universidade Federal do Pampa. Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005, Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente em estudos na área do Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Biologia, Zoologia e Ecologia. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando como líder do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências - ComCiência, e vice-líder no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA. Pai da Eduarda, da Alice e do Francisco.

Published

2025-04-25