Formação em Física: Percepções Iniciais dos Licenciandos e suas expectativas para a Docência

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9249

Abstract

Understanding the initial perceptions of undergraduate students is of primary importance not only as a means of guiding students on their academic journey, but also as a fundamental tool for optimizing the training process, ensuring a more robust and effective preparation for the teaching practice. The study aims to analyze the perceptions of undergraduate students in the 1st semester of the Physics Degree course at a Federal Institute of Science and Technology in the Northeast region, identifying their motivations and initial expectations. The analysis is justified by the importance of understanding students' motivations when entering the course, which makes it possible to adapt teaching strategies to better meet their needs and interests. In this context, the central problem lies in investigating the initial perceptions of Physics graduates about their training, seeking to identify gaps and challenges in the professional development process. This qualitative study is configured as applied research, focusing on practical issues. Data collection was carried out through a semi-structured questionnaire made available online, using the Google Forms form as a tool. The research highlights the importance of teaching strategies adapted to the digital age in the training of Physics graduates, aiming to provide a dynamic learning experience. Furthermore, the need for integration between disciplinary and pedagogical knowledge is emphasized. Despite the challenges, graduates demonstrate commitment to their training and to contributing to education and society, preparing themselves to play an active role as future Physics teachers.

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Author Biographies

Vitória Hellen Jucá dos Santos, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, na linha de pesquisa Ensino de Física pelo IFCE. Graduada em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Fortaleza. Integrante do Grupo de Ensino, Pesquisa em Astrofísica e Cosmologia - GEPAC. Foi membro do Laboratório de Astrofísica e Cosmologia onde foi bolsista em Iniciação Cientifica em Astrofísica do Infravermeho (IR).

Cristiana Maria dos Santos Silva , INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

Doutoranda em Ensino (Rede Nordeste de Ensino - RENOEN/IFCE - 2023). Bolsista de Doutorado (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE), com ênfase em Física - 2021. Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2007). Graduada em Matemática e Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Tecnóloga em Recursos Hídricos / Irrigação pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC (2004). Professora de Física efetivada pelo concurso da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) de 2010.

Maria Cleide da Silva Barroso, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Foi aluna do curso de Filosofia da UECE. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2009). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2017). Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). Atualmente coordena o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Coordena o grupo de estudos do IFCE intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo. É Professora da Licenciatura em Química do IFCE. É diretora colegiado do sindicato SINDIFCE. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Educação e Marxismo; Construtivismo e Formação Docente; Pedagogia Russa; Materialismo histórico dialético; Professor e prática reflexiva; Educação Infantil; Avaliação de Sistem educacionais; Didática; História do curso de Pedagogia no Brasil e Estágio Supervisionado.

Mairton Cavalcante Romeu, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007),Doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará ( 2014 ) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará ( 2022 ). Atua principalmente nos seguintes temas: Física experimental e Aplicada, Ensino de Astronomia e de Física.

Published

2025-04-25