Ensino das Lutas em Contextos Educativos Não Formais: uma revisão integrativa de metodologias

Authors

  • Felipe Assis Silva Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Ricardo Ruffoni UFRRJ
  • Ana Paula Cunha Pereira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9186

Abstract

The present study is the result of research within the scope of the Professional Master's Program in Health and Environmental Sciences and aimed to conduct a bibliographic survey on teaching methodologies applied to martial arts in non-formal educational environments. To do this, it systematized the production of the theme in three different databases: CAPES, LILACS, and Scielo. The methodology was based on an integrative literature review using the following combinations of the Health Sciences Descriptors (DeCS), “Martial Arts” and “Teaching”, “Martial Arts” and “Teaching Method” and “Martial Arts” and “Teaching Technique”. The results led us to discuss 14 selected articles from the 1.219 found. The applied filters were based on: a) publications between 2012 and 2021, b) Portuguese language, c) teaching in non-formal education environments, d) teaching method or strategy reported in the abstract. The conclusion pointed to the use of some teaching strategies during martial arts classes and highlighted that the traditional and philosophical teaching proposal, which attributes to martial arts a relationship with the concept of originality, is still widely used. However, such methods are being abandoned to make way for student-centered methodologies, considering their previous experiences, playfulness and the pursuit of life quality.

 

Keywords: Martial Arts, Teaching, Teaching Method, Non-Formal Teaching Environment.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Felipe Assis Silva, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA (2002), Especialização em Ciências do Treinamento de Alto Nível pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2003) e Especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase - UGB (2019), mestrando em Ensino em Ciências da Saúde do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA (2021), além do curso de Gestão de Projetos pelo Programa de Educação Continuada do Portal Educação. No Sesc Rio (Serviço Social do Comércio) atuou como Coordenador de Esporte e Recreação, 2011/2017, onde participou do processo de desterceirização das modalidades esportivas do estado e mediou o Grupo de Estudos de Lutas. Também atuou como Coordenador Técnico do Projeto Legado Olímpico no Parque Radical de Deodoro, RJ 2018/2019, como Coordenador da Gerência de Lazer do Sesc Rio e hoje está como Coordenador Técnico da unidade Sesc de Barra Mansa. Na Prefeitura Municipal De Volta Redonda, exerceu a função de Diretor do Departamento de Esporte e Paradesporto 2017/2018. Tem experiência na área de Educação Física Escolar (Prefeitura Municipal de Volta Redonda e Setor de Educação Básica do SESI - Serviço Social da Indústria de Volta Redonda) desde 2003. Atualmente é Docente no Curso de Educação Física do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) das cadeiras Metodologia Aplicada as Lutas, Lutas, História da Educação Física, Teoria do Esporte, Lazer e Recreação e Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa. Coordenador Técnico da Unidade Sesc de Barra Mansa, Diretor de Esporte do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Esportivo - IBDE e Professor de Educação Física da rede estadual do Rio de Janeiro. Faixa Preta 4 DAN com registro na Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ) e na Confederação Brasileira de Karate (CBK), ministra Cursos Básicos e Avançados de Técnicas de Luta no Karate, com ênfase no Treinamento Técnico, Tático e Físico, além de ministrar palestras referentes ao tema Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate na educação formal e não formal.

Ricardo Ruffoni, UFRRJ

Graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (UCB), com Especialização em Judô (UFRJ). Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (UCB) e Doutor em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH/LISBOA). Professor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Professor colaborador do Programa do Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia /UFRRJ. Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com vasta experiência na área de Gestão Acadêmica, Pedagógica e Educação Física Escolar. Professor da Pós Graduação em Lutas/UERJ. Coordenador do Subprojeto de Educação Física da UFRRJ do Programa de Residência Pedagógica CAPES. Autor de diversos capítulos de livros na área da Educação Física Escolar e de Lutas. Professor de Judô, 7 DAN, formador de mais de sessenta faixas pretas, com forte atuação junto à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e Confederação Brasileira de Judô (CBJ). É Membro da Comissão de Graus e Coordenador Técnico da Equipe Ruffoni de Judô. Líder do grupo de estudo e Pesquisa em Gestão do Esporte - GEPGE. Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Lutas - IEFD / UERJ e opera na linha de pesquisa da Atividade Física, Cultura e Sociedade. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Ação do Esporte e Relações Étnico Raciais-NUPAERER, bem como, do Grupo de Pesquisa Percepções do Cotidiano Escolar GPPCE. Atuação relevante, principalmente nas seguintes disciplinas: Judô, Lutas, Educação Física Escolar, Estágio Supervisionado, Esportes, História da Educação Física, Educação Inclusiva, Gestão e Marketing Esportivo. Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ. Coordenador da Pós-Graduação do Curso Lato Sensu em "Ciências das Lutas". Coordenador Acadêmico da Praça de Esportes da UFRRJ. Coordenador do Subprojeto de Educação Física UFRRJ do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da CAPES PIBID. Coordenador de projetos com apoio da FAPERJ e PROIC. Gestor de Esportes da Chefia do DEL (Departamento de Esporte e Lazer). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ.

Ana Paula Cunha Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2012) com período Sanduíche pela Leeds Beckett University Reino Unido (2011, CAPES), Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco UCB (2006) e Graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1993). Atuou como Docente de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro desde 1994 e se aposentou no ano de 2020. É Docente do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA (2013) nos Cursos de Licenciaturas em Educação Física e Ciências Biológicas Programa de e também integra o copo Docente do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (2018). Desde 2018 é membro do Banco de Avaliadores do SINAES BASis INEP/MEC.

Published

2025-04-25