Conhecimento necessário às crianças sobre a COVID-19: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8661Abstract
Objetivou-se identificar na literatura científica informações necessárias para promoção de hábitos adequados em crianças no enfrentamento a COVID-19. Trata-se de uma revisão integrativa. A busca foi realizada de forma pareada, por meio do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do eBook Collection da Universidade Regional do Cariri (URCA), na biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO) e nas bases de dados Medical Literature Analyses and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Índice Bibliográfico Espanhol de Ciências da Saúde (IBECS), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e na SciVerse Scopus (SCOPUS). Como estratégia de busca utilizou-se os descritores indexados no Medical Subject Heading (MeSH), da National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed): Child; COVID-19; Education. Interligados pelo booleano “AND”. Ao final foram selecionados nove estudos para compor esta pesquisa, ambos publicados entre os anos 2020 e 2022, período que compreende o surgimento da COVID-19. Os dados encontrados evidenciam que os principais hábitos necessários as crianças para prevenção da COVI-19 incluem: higiene adequada, distanciamento social, uso de máscara, manter o ambiente ventilado e isolamento em caso de infecção.