Universidade e Educação Básica: contribuições do mestrado profissional em educação
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8637Abstract
Os Mestrados Profissionais surgiram no Brasil com a intenção de qualificar profissionais em diferentes áreas. São cursos de pós-graduação direcionados ao campo profissional que visam atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais. Procuram, entre outros aspectos, capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional. O presente trabalho tem por objetivo investigar contribuições do Mestrado Profissional em Educação (MP) para uma maior aproximação das relações entre universidade e educação básica. Como referenciais teóricos, consideramos estudos que concebem o desenvolvimento profissional docente como um processo de aprendizagem contínuo e que tem como elemento central a ampliação do conhecimento pedagógico do conteúdo, isto é, uma categoria que compõe a base de conhecimento do professor, proposta por Lee Shulman, que articula conteúdo e pedagogia, o terreno exclusivo dos professores, o meio que lhes propicia a compreensão profissional. Partindo da ideia de que o MP é um espaço que potencializa essa ampliação, buscamos em cinco pesquisas de MP, realizadas em uma universidade pública municipal paulista, por professores de educação básica, aspectos que, sob a ótica deles, apontam avanços no seu desenvolvimento profissional docente. Resultados desta investigação indicam que reflexões/estudos desenvolvidos no MP, que consideram as práticas dos professores como objeto de análise, são reconhecidos pela escola, uma vez que contribuem para a qualificação do trabalho docente. Além disso, a tomada de consciência desses professores sobre seu próprio fazer pedagógico dá a oportunidade à universidade de conhecer as práticas escolares da educação básica e de repensar as estratégias formativas no campo da educação. Tais aspectos, ao aproximarem universidade e escola, contribuem de fato para a construção de um trabalho colaborativo.