Autism through the film El Faro de las Orcas: a proposal for educators.

Authors

  • Lorena Maçulo Luz Tinoco Licenciatura em Biologia na Faculdade União Araruama de Ensino (Unilagos)
  • André Luiz Batouli Santos Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) (RJ)
  • Alzinete Santos Leite Lima Graduada em pedagogia e Professora da rede pública municipal da cidade de Silva Jardim (RJ). Pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
  • Bruna de Oliveira Santos Pinto Professora da Unilagos e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.
  • Lucas de Esquivel Dias Brandão Professor de Biologia/Ciências da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEEMG) https://orcid.org/0000-0003-2777-9440
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. É professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz, Rio de Janeiro; professor nível VI, Grau B, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). https://orcid.org/0000-0003-4420-5406
  • João Batista Lopes Coelho Júnior Professor Adjunto da Universidade de Vassouras e Doutor em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8589

Abstract

This educator's guide aims to help educators work with dynamics related to autism, generating reflections that can be worked in the classroom through an audio visual resource. El Faro de las Orcas is an Argentine film (2016) that portrays autism not as a disease, but as a spectrum of behavior, showing an individual who perceives the world in a different way. This film was made based on a book and this article was based on that film. Through this educator guide format questions and reflections for teachers and students are available for most varied degrees.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lorena Maçulo Luz Tinoco, Licenciatura em Biologia na Faculdade União Araruama de Ensino (Unilagos)

Licenciatura em Biologia na Faculdade União Araruama de Ensino (Unilagos)

André Luiz Batouli Santos, Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) (RJ)

Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) (RJ)

Alzinete Santos Leite Lima, Graduada em pedagogia e Professora da rede pública municipal da cidade de Silva Jardim (RJ). Pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Graduada em pedagogia e Professora da rede pública municipal da cidade de Silva Jardim (RJ). Pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Bruna de Oliveira Santos Pinto, Professora da Unilagos e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

Professora da Unilagos e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

Lucas de Esquivel Dias Brandão, Professor de Biologia/Ciências da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEEMG)

Professor de Biologia da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Biologia de Vertebrados da PUC Minas.

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. É professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz, Rio de Janeiro; professor nível VI, Grau B, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. É professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz, Rio de Janeiro; professor nível VI, Grau B, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

João Batista Lopes Coelho Júnior, Professor Adjunto da Universidade de Vassouras e Doutor em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz

Professor Adjunto da Universidade de Vassouras e Doutor em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz

Published

2024-08-20