Obstáculos epistemológicos de Bachelard e o ensino de física: compreendendo dificuldades no aprendizado da decomposição de forças no plano inclinado
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8011Abstract
Este trabalho traz algumas reflexões acerca das contribuições de Bachelard para o ensino de física, sobretudo sobre a fecundidade da ideia de obstáculos epistemológicos e das repercussões da mesma para a compreensão de dificuldades de aprendizagem no ensino de física. A metodologia da pesquisa se baseia em uma discussão teórica pautada em aspectos gerais do pensamento de Bachelard, principalmente nas suas reflexões relacionadas com as problemáticas da educação científica, e na análise de potenciais obstáculos presentes na aprendizagem da decomposição de forças no plano inclinado. Como resultados, apresenta-se uma discussão sobre algumas dificuldades de aprendizagem presentes na literatura relacionadas ao ensino da decomposição de forças no plano inclinado interpretadas por meio da ideia de obstáculo epistemológico, assim como a proposição de um aparato manipulável como sugestão de um recurso didático que pode colaborar para a superação dos obstáculos elencados. Por fim, discute-se a proficuidade da utilização do aparato em situações de ensino, de modo que possa mobilizar o pensamento dos estudantes, ajudando-os a superar possíveis obstáculos de racionalização.