Saberes Didático-pedagógicos a partir de Modelos Didáticos Tridimensionais: em foco, o Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.7515Abstract
O objetivo deste estudo é investigar as vantagens e desafios do emprego de modelos didáticos no Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa adotou uma abordagem aplicada e exploratória, com uma metodologia qualitativa. Modelos didáticos foram elaborados para o Ensino de Ciências e apresentados a professores do Estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários online, e os professores utilizaram os modelos em suas aulas remotas em junho de 2021, durante a pandemia de COVID-19. Os resultados foram baseados nas percepções de 5 professores sobre as potencialidades e limitações dos modelos no Ensino de Ciências e Biologia. Os resultados evidenciam que a introdução dos modelos didáticos nas aulas de Ciências teve um impacto positivo no processo de ensino e aprendizagem. Os professores destacaram a maior participação dos estudantes, o aumento do interesse e a melhoria na compreensão dos conteúdos. Além disso, os modelos contribuíram para abordar temas sensíveis, como educação sexual, de forma mais dinâmica e científica.