Programa Residência Pedagógica: motivações, experiências e contribuições a partir da percepção de residentes e preceptores de Educação Física

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.2.6962

Abstract

The present study deals with the training of teachers as undergraduates in Physical Education, and also with regard to the continued training of teachers of basic education, through the Pedagogical Residency Program (PRP). The present study seeks to identify the perceptions of residents and preceptors of the PRP-UNIPAMPA Physical Education nucleus regarding the motivations, experiences and contributions of the program towards them. It is characterized as a qualitative research with an exploratory and descriptive character, only participants of module II of the Program were part of the study. As an instrument for collecting information, the authors created a form on Google Forms that was sent to participants via WhatsApp so that they could voluntarily make their contributions to the research. The main results raised show the residents' expectation of acquiring learning and experience, experiencing the school reality and developing the class regency, which provided them with professional growth, while for the preceptors, the motivations and expectations with the program were related to professional development. teacher and contribution to the training of residents.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wellerson Machado de Asambuja, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Pampa - Campus - Uruguaiana - RS.

João Francisco Fernandes Martins, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Acadêmico do curso de Bacharelado em Educação Física na Universidade Cruzeiro do Sul.

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Educação Fí­sica pela Universidade da Região da Campanha - Campus Alegrete. Especialista em Atividade Fí­sica e Saúde e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF-UNIPAMPA) e Grupo Colaborativo Flexilhas (UNIPAMPA-Uruguaiana/Dom Pedrito).

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa/Universidade Federal de Santa Maria

Possui Licenciatura Plena em Educação Física (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mídias na Educação (2004), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2013) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2016), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, departamento de Metodologia do Ensino. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Pampa. Atua na área de Educação Física e Ensino, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Didática e práticas pedagógicas na Educação Física escolar; Estágio supervisionado na Educação Física; Investigação de processos de ensino e aprendizagem; TIC no contexto escolar; Formação de professores; Atividade física e promoção da saúde. Coordenador-Líder do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes - GEEFE e vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores - GEPEF. 

Jaqueline Copetti, Universidade Federal do Pampa

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Especialização em Ciência do Movimento Humano pela UFSM (2005), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM (2013). Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Pampa, atuando no Curso de Licenciatura em Educação Física e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores - GEPEF. Trabalha com as áreas de Educação Física escolar, Educação e Saúde, Formação de Professores, Inclusão e Ensino.

Published

2022-09-24