Revisão sistemática sobre feedback da avaliação de Matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista de 2012-2021

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.2.6699

Abstract

This article aims to identify Brazilian theses and dissertations that, between 2012 and 2021, addressed the assessment feedback in the teaching and learning of mathematics from the inclusive perspective of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). To this end, we conducted a systematic review with a qualitative, exploratory approach. Eleven studies were found that covered the thematic focus defined in this study: school inclusion, ASD, assessment, mathematics, teaching and learning. The thematic focus mathematics had the highest representation, being present in nine research studies, followed by evaluation, six research studies in all. Four research studies addressed inclusion, five research studies addressed ASD, and none of the 11 research studies referred to the feedback focus. The result reinforces the need for studies that address feedback in favor of a mediating assessment in the teaching and learning of mathematics, which can contribute both to the inclusion of students with ASD, as for others, who may or may not have some specific educational need.

 

Keywords: Feedback, Mathematics, Assessment, School Inclusion, Autistic Spectrum Disorder.

 

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Author Biographies

FRANCERLY CARDOSO DA CRUZ, Universidade de Brasília - UnB

Mestranda em Educação na linha de pesquisa Processos Formativos e Profissionalidades pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Desenvolvimento Psicológico e Inclusão Escolar ( UnB); Integrante do grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática (DIEM); Graduada em Pedagogia  pela UEG; Professora de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Tem desenvolvido estudos com foco no Feedback da Avaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista TEA, estudo na perspectiva de Avaliação para e como Aprendizagem.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Doutor em Educação Matemática – PUCSP (2012), com Estágio Doutoral realizado na Universidade do Minho (UMINHO/PT), e realizou Pós-Doutoramento em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2020). É Mestre em Educação – UCB (2005); Pós-Graduado em de Ensino da Matemática – UNICLAR (2000); Licenciado em Ciências Naturais – UEG (1996), Matemática – UNOESTE/SP (1999) e Pedagogia – Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, dos Programas de Educação (PPGE, Acadêmico e Profissional), onde desenvolve pesquisas assentadas na Educação Matemática. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática, da Educação Matemática Inclusiva e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática, epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática – Diem.

Published

2022-09-24