O percurso dos estudantes surdos no Ensino Profissional e Tecnológico no IFSertãoPE
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.123-138Abstract
A presente pesquisa tem por finalidade avaliar a trajetória dos alunos surdos do Ensino Profissional e Tecnológico do IFSertãoPE desde o processo seletivo até o ingresso no mercado de trabalho. Para isso, revisitamos as políticas educacionais de inclusão para estudantes surdos e sua aplicação nos campi, identificando possíveis dificuldades enfrentadas pelos discentes surdos no ingresso e permanência nos cursos, as práticas educativas inclusivas e o funcionamento do NAPNE. Na fase de investigação foi feito levantamento bibliográfico de autores que vem dialogando sobre a inclusão dos surdos e pesquisa documental. Para a pesquisa de campo foi utilizado questionário que foi aplicado para 18 estudantes surdos, matriculados e egressos, 40 professores e 13 intérpretes da instituição. As respostas revelam que, apesar da maioria dos docentes não saber se comunicar em Libras (92,5%), existe uma preocupação em se capacitarem e em priorizarem metodologias que facilitem a aprendizagem, como aulas expositivas, materiais concretos e aulas de campo. Isso é corroborado pelos discentes, uma vez que 90,9% deles afirmaram ter as necessidades atendidas e estarem satisfeitos com o curso. De uma forma geral, as maiores dificuldades mencionadas pelos discentes estão relacionadas com a pouca interação com os colegas em sala de aula e dificuldades em ler textos na língua portuguesa, como também em fazer cálculos (81,8%). Nesse sentido, a pesquisa trouxe muitos elementos que poderão auxiliar o IFSertãoPE na definição de políticas inclusivas para os estudantes surdos, melhorando a interação entre docentes, interpretes, discentes e até mesmo familiares, reduzindo as barreiras existentes para concretização da aprendizagem e aperfeiçoamento do perfil profissional desses estudantes.
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