A atuação dos intérpretes de Libras na educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.41-56Abstract
Este trabalho é resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa e que objetiva compreender a atuação profissional do Tradutor Intérprete de Libras nas modalidades de ensino ofertadadas pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com foco no Instituto Federal Goiano. A análise se deu a partir de uma revisão da literatura a fim de confrontar as premissas que levem em consideração as peculiaridades da legislação e realidades dos TILS. Este estudo foi desenvolvido em quatro tópicos. No primeiro tópico, apresentamos sobre os percursos históricos da EPT no Brasil e a formação omnilateral. No segundo, estão contempladas as bases legais e normativas que regulamentam a profissão do tradutor intérprete de Libras. No terceiro, apresentamos a Libras , por fim, no último tópico discorremos sobre o intérprete educacional. Concluimos que há uma legislação concisa no que se refere a profissionalização dos TILS, tanto federal quanto institucional. A EPT tem elaborado uma série de documentos, regulamentos, formação/capacitação de docentes e Técnicos em Administrativos em Educação, impactando positivamente na atuação dos TILS. No entanto, é necessária a consolidação da identidade profissional e ampliação de vagas para atuação em todos os níveis da educação brasileira.
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