Biopolí­tica e violência simbólica: uma análise sobre o ensino profissionalizante no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.304-314

Abstract

Este trabalho objetiva apresentar uma reflexão crí­tica sobre as dimensões da subjetivação e sujeição da violência do Estado a partir das relações de poder presentes nas sociedades modernas, tendo como foco a educação profissionalizante no Brasil. A partir da compreensão das transformações na sociedade brasileira e o impacto da institucionalização dos processos de reprodução social, bem como suas relações com a globalização e o atual sistema de produção capitalista, observa-se diversas contradições presentes no ensino profissionalizante que favorecem a perpetuação do discurso hegemônico legitimado pela violência simbólica. Através de um levantamento teórico-bibliográfico, realizou-se uma revisão sistemática tendo como base os trabalhos de pesquisadores como Bourdieu (1983 e 1992), Foucault (1979, 1997 e 2008) e Frigotto (2007, 2008 e 2011). Os levantamentos aqui apresentados destacam o ví­nculo histórico entre a educação e o trabalho e suas relações com o capitalismo, além de apontar as táticas de governabilidade utilizadas pelo Estado para perpetuar-se no poder. Conclui-se que fundamentar as diretrizes educacionais nos princí­pios mercantilistas reduz a educação à mera noção de empregabilidade, contribuindo para o distanciamento entre os dominantes e dominados, reproduzindo as desigualdades presentes na sociedade capitalista.

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Author Biographies

Gabriel Ribeiro Caldas, Universidade Estadual do Paraná

Mestrando em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Fatima Aparecida de Souza Francioli, Universidade Estadual do Paraná

Doutura em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora do Programa de Pós-Graduação PPIFOR e do Colegiado de Pedagogia. Lí­der do grupo de pesquisa – GTPEC – Estudos das teorí­as e práticas pedagógicas na perspectiva crí­tica da educação escolar

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Published

2021-12-22