Panorama do RPG (Role-Playing Game) no Ensino de Fí­sica no perí­odo de 2015-2019

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.3.53-64

Keywords:

Ensino de Fí­sica, Role Playing Game (RPG), Educação lúdica

Abstract

Este trabalho tem como objetivo oferecer uma visão ampla acerca dos artigos que abordam o uso dos RPGs (role-playing game) nas aulas de Fí­sica, bem como as suas contribuições para o ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho foi do tipo Estado do Conhecimento (ou Estado da Arte), a fim de se fazer um levantamento do conhecimento produzido sobre o tema através de um mapeamento realizado nas revistas educacionais e cientí­ficas brasileiras na área de ensino. Mediados pela busca de três palavras-chave (RPG, role-playing game e jogo de simulação), foram selecionados artigos publicados nas revistas acadêmicas na área de ensino de Ciências e Fí­sica, com recorte temporal de 2015-2019. Foram encontrados 9 artigos. Procurou-se averiguar e descrever os conteúdos trabalhados, os fundamentos teóricos de aprendizagem, bem como uma análise do modo como a aprendizagem foi avaliada a partir do uso do RPG utilizado em cada material. Constatou-se que o RPG é como uma possí­vel alternativa de sucesso no ensino de Fí­sica, sendo também uma maneira eficaz de se compreender os conteúdos trabalhados nas aulas. A fala dos autores também revela que o uso desse recurso pedagógico poderia melhorar o interesse dos alunos, estimulando a imaginação, criatividade e o trabalho em equipe, além de ser uma proposta diferenciada e atrativa, capaz de levar os discentes a assimilar novos conteúdos e conceitos fí­sicos, dando significado prático aos assuntos teóricos aplicados de forma lúdica.

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Author Biographies

Leandro Carlos Lima Freitas, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Secretaria Estadual de Educação (SEDUC - PA)

Aluno de mestrado no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Fí­sica daUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor de Fí­sica e Quí­mica pela Secretaria Estadual de Educação -PA

Camila Maria Sitko, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professora no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.Professora no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Fí­sica da mesma instituição.

Maria Liduína das Chagas, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professora no Instituto de Ciências Exatas daUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Professora no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Fí­sica da mesma instituição.

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Published

2020-08-22