Os princí­pios do design universal para aprendizagem como suporte para a prática docente inclusiva

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.3.104-120

Abstract

Este artigo coloca em questão o currí­culo como um elemento que traz desafios à atividade educacional inclusiva. Apresenta um percurso investigativo fundamentado no paradigma da inclusão e no desenho universal para aprendizagem (DUA) como uma abordagem curricular acessí­vel. Tem como objeto de estudos as experiências inclusivas em uma unidade escolar na região do ABCDMRR paulista e pergunta como o design universal para a aprendizagem pode qualificar a prática docente no sentido da construção do currí­culo acessí­vel no contexto das unidades escolares? O objetivo geral foi apresentar os princí­pios do design universal para aprendizagem como suporte para a prática docente inclusiva, partindo-se da hipótese que o DUA contribui para o acesso de todas as pessoas ao mesmo percurso curricular, evitando a necessidade de produtos e ambientes exclusivos para as pessoas com deficiência. Trata-se de uma pesquisa narrativa, desenvolvida segundo uma abordagem intervencionista, com a realização de rodas de conversa e entrevistas semiestruturadas junto a um grupo de professoras da rede pública de ensino. Os sujeitos de pesquisa advêm de dois grupos diferentes, sendo três professoras de uma unidade escolar e três professores/pesquisadores do grupo de estudos ACESSI. Os resultados apontaram para: a percepção da existência de um descompasso entre as práticas pedagógicas inclusivas e as decisões de currí­culo na escola, o envolvimento, interesse e engajamento, por parte das professoras, na busca de novas estratégias para transformar o percurso de ensino aprendizagem no sentido de um planejamento curricular acessí­vel com a aplicação dos princí­pios do DUA.

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Author Biographies

Elizabete Cristina Costa-Renders, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pós Doutora (2015) e Doutora em Educação (2012) na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP, com tese desenvolvida sobre a educação inclusiva. Trabalha com a formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado profissional em Educação) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017-atual). É lí­der do grupo de pesquisa ACESSI (Acessibilidade escolar e inclusão social). Em suas pesquisas, destacam-se temas como: educação inclusiva, formação de professores, desenho universal para a aprendizagem, educação especial, Libras, direitos humanos e epistemologias emergentes.

Maria Aparecida do Nascimento Gonçalves, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduada em Pedagogia pelo Cento de Ensino Superior de Juiz de Fora-CES. Possui especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá/RJ e em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiências Múltiplas e Intelectual pelo IBRA. Mestrado profissional em Educação Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Experiência na área da educação, com ênfase na Educação Inclusiva, desenvolvendo trabalho no AEE (Atendimento Educacional Especializado) e CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) em todas as modalidades de ensino e larga experiência como professora regente desde a Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e EJA. Orientadora de TCC: Professora/Tutora da EAD - USCS; Professora Auxiliar do Programa de Preparação Pedagógica e Aperfeiçoamento ao Ensino na Graduação da USCS.

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Published

2020-10-26