Os princípios do design universal para aprendizagem como suporte para a prática docente inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.3.104-120Abstract
Este artigo coloca em questão o currículo como um elemento que traz desafios à atividade educacional inclusiva. Apresenta um percurso investigativo fundamentado no paradigma da inclusão e no desenho universal para aprendizagem (DUA) como uma abordagem curricular acessível. Tem como objeto de estudos as experiências inclusivas em uma unidade escolar na região do ABCDMRR paulista e pergunta como o design universal para a aprendizagem pode qualificar a prática docente no sentido da construção do currículo acessível no contexto das unidades escolares? O objetivo geral foi apresentar os princípios do design universal para aprendizagem como suporte para a prática docente inclusiva, partindo-se da hipótese que o DUA contribui para o acesso de todas as pessoas ao mesmo percurso curricular, evitando a necessidade de produtos e ambientes exclusivos para as pessoas com deficiência. Trata-se de uma pesquisa narrativa, desenvolvida segundo uma abordagem intervencionista, com a realização de rodas de conversa e entrevistas semiestruturadas junto a um grupo de professoras da rede pública de ensino. Os sujeitos de pesquisa advêm de dois grupos diferentes, sendo três professoras de uma unidade escolar e três professores/pesquisadores do grupo de estudos ACESSI. Os resultados apontaram para: a percepção da existência de um descompasso entre as práticas pedagógicas inclusivas e as decisões de currículo na escola, o envolvimento, interesse e engajamento, por parte das professoras, na busca de novas estratégias para transformar o percurso de ensino aprendizagem no sentido de um planejamento curricular acessível com a aplicação dos princípios do DUA.
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