O conceito energia em produções acadêmico-científicas da área de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.2.108-126Abstract
Apresenta-se neste artigo um estudo com o objetivo de identificar propostas de utilização do conceito energia em artigos científicos e relatos de experiência da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Centramos nossa análise em três revistas científicas brasileiras relacionadas ao ensino de Biologia, de Física e de Química, no período de 2012 a 2018, que remontam para aspectos metodológicos de ensino. Por meio da análise temática de conteúdos, foram encontrados 86 artigos, sendo 15 em periódico do ensino de Biologia, 64 do ensino de Física e 7 do ensino de Química. Com a leitura na íntegra dos artigos, quatro categorias emergiram, que expressam diferentes abordagens metodológicas acerca do estudo do conceito energia, sendo elas: abordagens pedagógicas; experimentos técnicos; pesquisas científicas e estudos de relações conceituais. A análise permite afirmar que o conceito energia é apresentado de forma mais recorrente em artigos relacionados ao ensino de Física. Destarte, foram identificadas aproximações quanto à utilização de abordagens metodológicas em artigos dos três componentes curriculares da área, porém de forma incipiente e sem aprofundamento teórico.