Uso de Atividade Lúdica no Ensino de Sustentabilidade para Alunos com Deficiência Intelectual

Authors

  • Carlos Sanches Alberto Pereira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Egeciane Marques Dias Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.3.1177

Abstract

Num momento em que os direitos humanos ganham novos espaços e abrem novas áreas no sentido da garantia de um futuro melhor para todos dentro do direito a educação escolar, somos enviados ao campo da educação, principalmente ao tratarmos de inclusão á respeito de pessoas com necessidades especiais, que estão presentes em nosso dia a dia a fim de possibilitar a integração social dos mesmos. Na procura de novas práticas pedagógicas que melhorem o ensino de Ciências e a socialização de alunos com necessidades especiais, foi elaborado o Jogo didático Corrida por um Mundo sustentável, tendo como base da pesquisa a rede pública de Barra Mansa/RJ, no CEMAE: Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado, com alunos portadores de Deficiência Intelectual. Este trabalho teve como objetivo analisar o efeito de um jogo de tabuleiro para o ensino de práticas sustentáveis para alunos portadores de deficiência intelectual, onde estes apliquem os conhecimentos adquiridos ou ampliados em seu dia-a-dia. Trata-se de um jogo que enfoca conceitos ambientais sobre sustentabilidade quanto ao uso correto da água, poluição, conscientização do uso de energia elétrica que se utiliza de recursos hí­dricos e conscientização sobre reciclagem. A metodologia do jogo abordou principalmente a elaboração de questionários aplicados antes e depois da partida, procurando demonstrar a percepção dos alunos através deste ensino com o jogo. Os resultados obtidos através da análise dos questionários pré e pós deste trabalho demonstraram-se positivos em relação ao aprendizado dos alunos a trabalhar estes atos sustentáveis, onde se pode concluir que o jogo pode ser empregado como uma importante ferramenta educativa, uma vez que sua aplicação demonstrou resultados positivos em relação ao aprendizado possibilitando uma melhor compreensão sobre o tema, e evidenciando uma conscientização sobre a importância e a necessidade de se realizar práticas sustentáveis.

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Author Biography

Carlos Sanches Alberto Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Professor, Biólogo com Doutorado na área de Microbiologia e trabalha com Ensino em Ciências da Saúde.

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Published

2017-04-26