Formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos numa década de produções acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.3.1170Abstract
Este trabalho apresenta um resgate bibliográfico das produções acadêmicas relacionadas à formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), referente ao período de 2006 a 2015, nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Brasil. Numa abordagem qualitativa, o estudo foi desenvolvido com base em pesquisas registradas em teses e dissertações divulgadas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), banco de livre acesso, orientado pelas palavras-chave "EJA" e "Educação de Jovens e Adultos" . O texto traça um panorama atual das produções realizadas no campo da EJA, especificamente, sobre a formação inicial de educadores de jovens e adultos. Constata-se que, apesar de a Educação de Adultos vir ocupando maior espaço na sociedade, incluindo o aspecto da formalização legal, as ações das instituições de ensino superior, particularmente dos Programas de Pós-Graduação, continuam tímidas, e a EJA se mantém à margem da sociedade.Downloads
References
ALCANTARA, M. A. M. O enunciado da Educação de Jovens e Adultos no curso de Pedagogia da UFPB/Campus I. 2013. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
ALMEIDA, C. C. M. A formação docente na Educação de Jovens e Adultos: uma análise discursiva. 2008. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.
ANZORENA, D. I. A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e adultos: os dizeres dos coordenadores dos cursos de licenciatura. 2010. 186f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2010.
BÄR, M. V. O professor de ciências da Educação de Jovens e Adultos: impasses na formação, impasses na atuação. 2014. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2014.
BARBOSA, F. T. N. A formação inicial de professores no curso de Pedagogia: olhares sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2012. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB Nº 23/2008. Diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&view=download&alias=14331-pceb023-08&category_slug=outubro-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 05 out. 2016.
______. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB Nº 06/2010. Diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 2010a. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&view=download&alias=5366-pceb006-10&category_slug=maio-2010-pdf& Itemid=30192>. Acesso em: 05 de outubro de 2016.
______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB Nº 03/2010. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 2010b. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&view=download&alias=5642-rceb003-10&category_slug=junho-2010-pdf& Itemid=30192>. Acesso em: 05 out. 2016.
______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB Nº 04/2010. Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. 2010c. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&view=download&alias=4445-pceb004-10&category_slug=abril-2010-pdf&Itemid= 30192>. Acesso em: 05 out. 2016.
______. Ministério da Educação. Relatório Educação para todos no Brasil, 2000-2015. Brasil: MEC, 2014. Disponível em: < http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002326/232699POR.pdf>. Acesso em: 05 out. 2016.
______. Ministério da Educação. CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Banco de teses: Mestrado/Doutorado. Disponível em: < http://bancodeteses.capes.gov.br/banco-teses/#/ >. Acesso em: 05 out. 2016.
CAMARGO, J. B. Formação de Professores que atuam num Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA): As práticas cotidianas como instrumento de formação. 2015. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) São Paulo, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo, 2015.
CARVALHO, R. V. O estado da arte das pesquisas em Educação de Jovens e Adultos na CAPES: período de 1987-2006. Cadernos de Pesquisa Pensamento Educacional, Curitiba, v. 4, n. 8, p. 117-130, jul./dez. 2009.
COSME, G. M. Da formação no curso de Licenciatura em Matemática de São Mateus-ES ao profissional da Educação de Jovens e Adultos. 2009. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
DUQUES, M. L. F. Formação de Educadores de Jovens e Adultos: um olhar reflexivo para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da prática docente no município de Matina-BA. 2015. 224f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade do Estado do Mato Grosso, Cárceres, 2015.
FARIA, H. J. R. (Des) encontros na formação docente na/para a EJA: reflexões sobre o curso de letras, o PIBID e o projeto sala de educador. 2014. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2014.
GAYA, S. M. Elementos constitutivos da e para a Educação de Jovens e Adultos na formação de professores em cursos de Pedagogia em Santa Catarina. 2012. 267f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
GONÇALVES, B. H. Contribuições da teoria freireana para a formação inicial do educador de jovens e adultos: uma pesquisa-ação. 2011. 128f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
GUIRAUD, L. Concepções e saberes da Educação de Jovens e Adultos na visão de professores dessa modalidade de ensino (1996-2006): histórias de docência. 2010. 283f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2010.
HADDAD, S. (coord.) O estado da arte das pesquisas em educação de jovens e adultos no Brasil: a produção discente da pós-graduação em educação no período 1986-1998. Relatório técnico de pesquisa. Ação Educativa, 2000. Disponível em: http://prejal.oit.org.pe/prejal/docs/bib/200711170005_4_2_0.pdf. Acesso em: 05 out. 2016.
JESUS, A. C. S. ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na formação inicial de professores. 2012. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2012.
KAUFMAN, N. O. A formação inicial de professores das licenciaturas para Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio. Desafios e possibilidades. 2015. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
LOPES, L. R. P. Formação do professor de matemática "para" e "na" EJA-Educação de Jovens e Adultos. 2009. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Uberaba, Uberaba, 2009.
MASSENA, R. S. História de vida: percursos de formação de licenciandos em Pedagogia no campo da EJA. 2015. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação de Jovens e Adultos) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2015.
MEDRADO, J. S. Os saberes docentes elaborados na formação inicial e a prática do professor de Matemática no contexto da EJA í luz da concepção freireana. 2014. 193f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
MELO, R. J. S; LIMA, M. C. A. Metodologias e estratégias para o ensino de Matemática na EJA: um olhar para o conflito intergeracional. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS E ENSINO DE CIÊNCIAS, 1, 2016, Campina Grande. Anais.... Campina Grande: Realize, 2016.
MIRANDA, J. R. O currículo da formação inicial de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos: do concedido ao vivido. 2008. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
MOLLICA, A. J. P. Tornar-se professor da EJA: um estudo priorizando a dimensão afetiva. 2010. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
MOURA, T. M. M. Formação de educadores de jovens e adultos: realidade, desafios e perspectivas atuais. In: Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, n. 7, p. 45-72, jul./ dez. 2009.
PEDROSO, A. P. F. Trajetórias formativas de educadores da EJA: fios e desafios. 2015. 221f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
PEREIRA, M. R. N. A contribuição de Paulo Freire e Enrique Dussel para a formação de professores no Brasil – a Educação de Jovens e Adultos - EJA como ilustração. 2014. 262f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014.
PINHEIRO, R. A. Formação de educadores de jovens e adultos no Programa Geração Cidadã: relações entre saberes na proposição curricular. 2007. 220f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
PORCARO, R. C. Caminhos e desafios da formação de educadores de jovens e adultos. 2011. 186f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
PRATA, J. M. "Somos tão jovens": estudo geracional sobre a juventude na EJA no município de Mesquita. 2013. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Duque de Caxias, 2013.
RIBAS, M. S. Ser "˜professor"™ na Educação de Jovens e Adultos: interfaces entre representações sociais de professores que atuam nessa modalidade de ensino na rede municipal de Curitiba e as políticas educacionais. 2013. 194f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013.
RIBEIRO, L. L. Formação inicial do professor de educação de jovens e adultos: projeto para o futuro? 2013. 209f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
RIGHETTO, M. Educação de jovens e adultos: uma discussão sobre a formação docente. 2007. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Blumenau, Blumenau, 2007.
SILVA, E. J. L. Prática discursiva de formação de professores alfabetizadores de jovens e adultos em uma experiência de educação popular. 2011. 430f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
SILVA, J. S. C. Práticas de formação da EJA: as vozes entrecruzadas de professores de Matemática e de Licenciaturas no Estágio Supervisionado. 2014. 297f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
SOARES, S. S. Compreensões sobre formação docente no âmbito do Proeja: do discurso estratégico ao discurso comunicativo. 2014. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014.