Prática inclusiva: um relato de experiência de professoras da Rede Municipal de Ensino de São Luís

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10387

Abstract

This text provides an account of the experience of four teachers from the São Luís Municipal Education Network, who highlight the results of inclusive practices for students with disabilities in a school faced with insufficient support from the state. This text addresses the specificities of each student's learning and school performance in 2024, in order to make a comparison and define which factors impact the inclusive educational process. This study has a qualitative approach and is characterized as exploratory research whose method is an experience report in which the specifications are based on the roadmap defined by Mussi, Flores and Almeida (2021). At the end of the presentation of the reports and the discussion about them, it emerged that more than the medical diagnosis and the existence or not of a tutor in the classroom, family support was the most important factor in the success of the inclusive pedagogical practices in the cases presented, but what is argued is that success would be even greater and could include more students if public educational and inclusive policies were applied.

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Author Biographies

Sâmia Cristina Martins Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Professora da Rede Municipal de Ensino de São Luís. Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino - polo Universidade Estadual do Maranhão. Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão - Mestrado Profissional. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Unopar e especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Marcos. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFMA. Graduada em Letras Licenciatura, habilitação Língua Portuguesa, Língua Espanhola e respectivas literaturas pela UEMA. Integra o hub de inovação "Economia, Trabalho e Comunicação" da Universidade Federal do Maranhão. Pesquisa recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência em produtos audiovisuais.

Rayane Gonçalves Aguiar, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (2018) e mestrado em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão (2021).

Chirlene Ferreira Vieira, Universidade Federal do Maranhão

Graduação de Licenciatura em Educação Artística/ habilitação em Artes Plástica pela Universidade Federal do Maranhão (2014). Mestranda no Programa de Pós-graduação Profissional em Arte da UFMA - ProfArtes. Atualmente Docente na Educação Básica da Rede Municipal/ SEMED e lotada na Secretaria Estadual de Educação do Maranhão /SEDUC. Experiência recente como Orientadora Social- Secretaria de Assistência Social para Crianças e Adolescentes/SEMCAS e como formadora de Orientadores Sociais e Visitadores do Programa Criança Feliz pela Secretaria Municipal da Criança e Adolescentes de São Luís e Secretaria Municipal da Criança e Adolescentes de Cajari.

Márcia Talídia Ferreira Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Especialização em Atendimento Educacional Especializado, pela Universidade Cândido Mendes (2013). Especialização em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Capacitação, Planejamento e Avaliação (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Geografia, Educação Especial, Educação Ambiental, Percepção Ambiental, Estudos em Patrimônio Cultural, Cultura e Sociedade, Análise e Construção do Espaço Urbano, Análise do Espaço Geográfico, Relações de gênero e Relações Raciais.

Published

2025-08-29