Trilhas metodológicas para a revisão narrativa: orientações pragmáticas para sua elaboração

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10317

Abstract

Resumo: A metodologia de pesquisa científica assegura a fidedignidade e o alcance dos objetivos na ciência, destacando-se as revisões de literatura como ferramentas essenciais para a síntese do conhecimento. Em particular, enfatiza-se a importância da estruturação das revisões não sistematizadas, como a revisão narrativa, a fim de garantir seu rigor e qualidade. Desta maneira, esta obra teve o objetivo propor uma organização metodológica para a realização de revisões narrativas. As revisões narrativas são delineamentos descritivos e transversais que sintetizam o conhecimento a partir de fontes secundárias, sem manipulação de variáveis. Diferenciam-se por sua organização subjetiva e seleção arbitrária de materiais, priorizando a relevância teórica em vez da reprodutibilidade. Além de contextualizar a evolução do conhecimento científico, desempenham um papel fundamental na educação continuada ao facilitar a aquisição e atualização de informações de forma econômica. A revisão narrativa permite a articulação holística de ideias sem uma estrutura metodológica rígida, embora a explicitação dos procedimentos adotados seja recomendada. Sua estrutura incorpora a análise de conteúdo, seguindo etapas como planejamento, leitura e análise dos materiais, e síntese dos achados. A seleção dos materiais ocorre de forma não sistematizada, priorizando a relevância para a discussão, independentemente da data ou tipo de estudo. A análise enfatiza a validade externa dos achados e utiliza abordagens interdisciplinares para ampliar os enquadramentos teóricos. O relato final deve articular ideias de maneira reflexiva, destacando a construção lógica das inferências e garantindo a transparência metodológica. Destaca-se a necessidade de superar visões epistemológicas conservadoras, valorizando a diversidade metodológica e as epistemologias do Sul Global. Ressalta-se ainda a revisão narrativa como ferramenta essencial para a disseminação do conhecimento e impacto social.

Palavras-chaves: Revisão de Literatura, métodos, pesquisa.

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Author Biographies

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu. Docente do curso de Psicologia na Faculdade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

Thais da Silva Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Ivan Wallan Tertuliano, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP - Rio Claro. Mestre em Educação Física pela EEFE-USP. Graduado em Educação Física pela UNINOVE (licenciatura plena e bacharelado). Professor da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil.

Daniel Bartholomeu, UniAnchieta

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Docente na UniAnchieta – Departamento de Psicologia, São Paulo, SP, Brasil.

Jeniffer Ferreira Costa, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestranda em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

Published

2025-12-03