Challenges and perspectives in the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) in elementary school
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10260Abstract
Este artigo analisa as implicações e dificuldades da inclusão educacional, com foco no direito dos alunos com TEA a uma educação de qualidade e equitativa. Aborda a inclusão como um princípio essencial que exige que as escolas se adaptem para garantir a aprendizagem de todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades específicas. Com base em uma metodologia qualitativa, este estudo realiza uma revisão bibliográfica abrangente e crítica, considerando artigos, livros e teses que exploram as diversas dimensões e percepções dos desafios encontrados na inclusão de alunos com TEA. Os resultados indicam que, apesar das conquistas nas políticas públicas, ainda existem barreiras importantes, como a necessidade de formação continuada de professores e a adaptação das infraestruturas escolares. O estudo conclui que a efetiva implementação da inclusão depende de um compromisso coletivo que possibilite o acesso, a permanência e o desenvolvimento pleno dos alunos com TEA em um ambiente escolar acolhedor e adaptado, destacando a importância de políticas consistentes e de apoio especializado para promover uma educação inclusiva que valorize a diversidade e respeite os direitos de todos os alunos.