Contribuições do cariri paraibano para o ensino de química: entendendo as funções orgânicas a partir da produção de biodiesel de óleo de algodão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9889

Resumo

Resumo: A compreensão das relações existentes entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente deve pautar as práticas pedagógicas no ensino de Química. Atentos a isso, objetivamos neste estudo apresentar os resultados alcançados no desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) voltada à temática produção de biodiesel de óleo de algodão para a construção de conhecimentos relativos às funções orgânicas. Neste estudo, analisamos os conhecimentos construídos por 21 estudantes do 3° ano do Ensino Médio a partir das atividades propostas. Os resultados alcançados nos possibilitaram compreender que as atividades traçadas estimularam a construção de conhecimentos químicos, além de aproximarem os estudantes do conceito de sustentabilidade, bem como de aspectos históricos relacionados à cotonicultura no cariri paraibano. Concluímos que foi possível aos estudantes entenderem a relevância de práticas sustentáveis na agricultura, bem como as relações que se estabelecem entre a produção de algodão, a geração de biodiesel e os conceitos químicos.

Palavras-chaves: CTSA, cotonicultura, conhecimentos químicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welington Alves Nascimento, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB). Professor de Química efetivo da Secretária de Educação do Estado da Paraíba. Entre os campos de atuação destacam-se: metodologias no ensino de química e tecnologias digitais na educação.

Francisco Ferreira Dantas Filho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Francisco Ferreira Dantas Filho é Professor no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (DQ-UEPB, Campina Grande-PB) desde 2011 (nível atual Associado A). Recebeu a sua formação na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Curso de Licenciatura em Química, Pós - Graduação em Estudos Políticos e Estratégicos (ADESG), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutorado em Engenharia de Processos (UFCG). Atualmente é professor Associado B no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I, atuando nas áreas de Ensino de Química e Química, desenvolvendo pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem em Química, Biomassa, biodiesel, bio-óleo e bioálcool. É vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECEM/UEPB). Líder do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química (GPMEQ/UEPB). Coordenador da Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ) vinculado ao Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ) e do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba (CAPES). Integrante do projeto internacional "Universidades inclusivas: competencias clave de la comunidad universitaria para el desarrollo de la ciudadanía activa - SOLIDARIS.

Downloads

Publicado

2025-08-29