Júlia Wanderley: o jornal reforçando um ideal de mulher no magistério paranaense
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9823Resumo
Resumo: Este texto tem como objetivo apresentar e problematizar por meio de algumas notas publicadas no jornal A Voz da Escola de 1941, o modo como a professora Júlia Wanderley foi retratada pelos alunos da Escola de Professores de Curitiba. Que vai desde justificativas sobre a escolha da professora como patrona, até a transcrição completa das festividades de aniversário do Centro de Cultura D. Júlia Wanderley, incluindo um discurso do aluno e diretor do jornal daquela edição. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que possibilitou identificar no jornal elementos que permitem reconhecer que a professora esteve à frente do seu tempo, lutou e conquistou seu espaço, em um período predominantemente dominado pelos homens, uma trajetória de vida que após a sua morte foi transformada em um exemplo de mulher/educadora, que vinha ao encontro com os ideais republicanos e com a necessidade de construir uma identidade feminina no Paraná.
Palavras-chaves: História da Educação, Júlia Wanderley, Jornal.