Júlia Wanderley: o jornal reforçando um ideal de mulher no magistério paranaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9823

Resumo

Resumo: Este texto tem como objetivo apresentar e problematizar por meio de algumas notas publicadas no jornal A Voz da Escola de 1941, o modo como a professora Júlia Wanderley foi retratada pelos alunos da Escola de Professores de Curitiba. Que vai desde justificativas sobre a escolha da professora como patrona, até a transcrição completa das festividades de aniversário do Centro de Cultura D. Júlia Wanderley, incluindo um discurso do aluno e diretor do jornal daquela edição. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que possibilitou identificar no jornal elementos que permitem reconhecer que a professora esteve à frente do seu tempo, lutou e conquistou seu espaço, em um período predominantemente dominado pelos homens, uma trajetória de vida que após a sua morte foi transformada em um exemplo de mulher/educadora, que vinha ao encontro com os ideais republicanos e com a necessidade de construir uma identidade feminina no Paraná.

Palavras-chaves: História da Educação, Júlia Wanderley, Jornal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Burioli, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Araraquara, 2020), doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2016), mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2009), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL 2010-Atual), na área de História da Educação e também professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. Faz parte do Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Educação - LEPHE/UEL e do projeto MEL - Museu Escolar de Londrina. Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação (2022-atual). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Culturas e Práticas - GEPHECP. É membro da SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação) Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, instituições educativas, educação rural, fontes, arquivos escolares, imprensa pedagógica, pesquisa educacional e formação de professores. Email: prof.simone@uel.br

Downloads

Publicado

2025-08-29