Analfabetismo funcional: uma análise de pesquisas entre 2015 a 2020

Autores

  • Elaine Juliani de Freitas de França Unicentro
  • Sabrina Plá Sandini Unicentro
  • Kelly Tchiemi Nakano Marquim Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9716

Resumo

Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar o que dizem as pesquisas sobre a temática do Analfabetismo Funcional, partindo do pressuposto da importância de ser alfabetizado e letrado e compreendendo as dificuldades das pessoas não alfabetizadas funcionalmente. A pesquisa é do tipo estado do conhecimento, a qual busca analisar as pesquisas sobre determinada área em um recorte de tempo, buscando traçar os caminhos da pesquisa frente a um tema. As análises foram feitas a partir de autores como Soares (2020), Nascimento (2013), Bordignon e Paim (2015), entre outros. A partir dos resultados foi possível perceber que o Analfabetismo Funcional transpassa somente o social, mas atinge e está presente nas escolas, nas políticas públicas de educação, no ensino de jovens e adultos e nas concepções e métodos de alfabetização e letramento; deste modo é necessário reforçar a importância de a sociedade em geral agir em prol da diminuição do Analfabetismo Funcional, colocando a leitura e escrita como pauta essencial em todas as etapas de ensino.

Palavras-chaves: Analfabetismo Funcional. Alfabetização. Letramento.

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Publicado

2025-08-29