Tecnologia social na escola: praticando a sustentabilidade e o uso do fogão solar no ambiente escolar

Autores

  • Erica Costa Alves UFS
  • Yzila Liziane Farias Maia de Araujo UFS

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9580

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a promoção da “Tecnologia Social” na escola, através da construção e do uso de um fogão solar, favorecendo a sensibilização para práticas sustentáveis e divulgando o reaproveitamento de alimentos. O uso do fogão solar na escola, além de possibilitar metodologias para desenvolver conteúdos didáticos, revela uma forma como a “Tecnologia Social” pode ser utilizada. Inicialmente, investigou-se a situação alimentar dos alunos e as características da merenda escolar em um colégio público do Estado de Sergipe para planejar como seriam as atividades práticas com o fogão solar. Posteriormente, foram desenvolvidas oficinas que possibilitaram a reflexão sobre alimentação saudável, reaproveitamento de alimentos e práticas sustentáveis com o uso do fogão solar. Como metodologia de pesquisa qualitativa, foi utilizada a observação participante para produção de dados e aplicação de trinta e dois questionários ao público investigado (alunos e colaboradores escolares) para diagnóstico do meio pesquisado. O uso do fogão solar possibilitou a reflexão sobre o desenvolvimento sustentável e sua utilização reflete sobre o trabalho com a “Tecnologia Social” no ambiente escolar, relacionando a teoria com a prática, demonstrando possibilidades mais dinâmicas e interativas para o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Educação, Tecnologia Social, Sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-04-25