Formação de pedagogas e pedagogos, ensino de história e trabalho remoto: (des)encontros pedagógicos na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9430Resumo
Resumo: O texto apresenta a análise da experiência de ensino, monitoria – em modalidade remota – e pesquisa realizada com 148 graduandos(as) do curso de Pedagogia, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, cursistas da disciplina “Saberes e metodologias do ensino de História I”. De caráter qualitativo, a análise documental teve como fonte de pesquisa o conjunto de textos escritos produzidos pelos(as) estudantes, cursistas de dois semestres letivos, nos anos de 2020 e 2021, e a apreciação da produção acadêmica qualificada que aborda o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Concluiu-se que o entendimento das questões sociais do tempo presente é um conteúdo de interesse central dos(as) licenciandos(as). Eles(as) parecem buscar na História recursos (conhecimentos) que possibilitem entender a realidade vivida. Observam-na como capaz de desvelar os processos históricos de alienação, exclusão e silenciamentos dos sujeitos históricos, sendo assim, caracterizam a História como um campo disciplinar capaz de explicar a realidade e de orientar a tomada de posição individual.
Palavras-chaves: Ensino de História, Formação Inicial de Professores, Anos Iniciais do Ensino Fundamental.