Educação Ambiental e Meio Ambiente: noções de professores do Ensino Fundamental

Autores

  • Bettina Heerdt Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Rodrigo de Assis Motta Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade Guairacá

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.943

Palavras-chave:

questões socioambientais, percepção de professores, formação continuada

Resumo

Conhecer as noções dos professores a respeito do Meio Ambiente (MA) e Educação Ambiental (EA) é fundamental para a compreensão da relação entre essas noções e suas práticas pedagógicas, bem como para se elaborar processos formativos em EA de modo adequado. O presente estudo teve como objetivo analisar como os professores do Ensino Fundamental compreendem a prática da EA na escola, bem como suas noções de MA e dos problemas ambientais. A metodologia desta pesquisa é qualitativa, sendo que para a coleta de dados foi aplicado um questionário aberto, as respostas foram unitarizadas utilizando a análise de conteúdo temática categorial. A maioria dos professores apresenta uma noção generalista de meio ambiente (47,3%) o que representa uma forma muito ampla, vaga e abstrata de definição. Em relação à EA nas escolas os professores descrevem ações pedagógicas que incentivam a ação e a reflexão. Quanto aos problemas ambientais locais, os professores descrevem com maior frequência os problemas relacionados aos resí­duos sólidos e a poluição hí­drica.

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Biografia do Autor

Bettina Heerdt, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Mestre pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora pelo Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do Departamento de Metodologias e Técnicas de Ensino - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E-mail: bettina_heerdt@yahoo.com.br

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Publicado

2016-11-17