Educação Ambiental e Meio Ambiente: noções de professores do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.943Palavras-chave:
questões socioambientais, percepção de professores, formação continuadaResumo
Conhecer as noções dos professores a respeito do Meio Ambiente (MA) e Educação Ambiental (EA) é fundamental para a compreensão da relação entre essas noções e suas práticas pedagógicas, bem como para se elaborar processos formativos em EA de modo adequado. O presente estudo teve como objetivo analisar como os professores do Ensino Fundamental compreendem a prática da EA na escola, bem como suas noções de MA e dos problemas ambientais. A metodologia desta pesquisa é qualitativa, sendo que para a coleta de dados foi aplicado um questionário aberto, as respostas foram unitarizadas utilizando a análise de conteúdo temática categorial. A maioria dos professores apresenta uma noção generalista de meio ambiente (47,3%) o que representa uma forma muito ampla, vaga e abstrata de definição. Em relação à EA nas escolas os professores descrevem ações pedagógicas que incentivam a ação e a reflexão. Quanto aos problemas ambientais locais, os professores descrevem com maior frequência os problemas relacionados aos resíduos sólidos e a poluição hídrica.Downloads
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